Joel Parkinson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Joel Parkinson (n. 10 de Abril de 1981 (33 anos)) é um surfista australiano que compete no ASP World Tour.[1] Conhecido como Parko, ele cresceu na Gold Coast, com o colega surfista Mick Fanning.[2] Parkinson é casado com Monica, e tem duas filhas: Evie e Macey, além de um filho, Mali.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bicampeão Mundial júnior (99 e 2002), Teve sua Melhor temporada em 2004, quando foi à Etapa do Brasil, penúltima do Ano, com chances de impedir o tricampeonato do havaiano Andy Irons, porém não conseguiu. No ano seguinte, Parko sofreu uma lesão e aproveitou para se dedicar à filha Evie. Parkinson segue uma linha clássica de surfe, mas sabe efetuar manobras arrojadas. Em 2006, em Mundaka, acabou dando o octacampeonato Mundial a Kelly Slater ao perder nas semifinais. Terminou uma temporada em Sexto. Em 2007, ficou nas quartas de final.

O Australiano é o grande vencedor do Billabong Pro 2009, quinta Etapa do ASP World Tour encerrada em Jeffreys Bay, África do Sul. Pela vitória, faturou 40 mil dólares e 1.200 pontos no ranking da elite mundial.

Palmarés[editar | editar código-fonte]

Referências