Joga Bonito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde janeiro de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Joga Bonito
Informação geral
Formato
Duração 8 episódios
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Tema de abertura Marcelo D2
Exibição
Emissora de
televisão original
TV Bandeirantes
Transmissão original 16 de Abril de 2006[1] - 04 de Junho de 2006[2]
N.º de episódios 8
Cronologia
Último
Último
Joga 10 (2005)
Próximo
Próximo
Programas relacionados Joga 10
Menino de Ouro

Joga Bonito foi um reality show esportivo brasileiro exibido pela Rede Bandeirantes, em parceria com a Nike e com a RGB[3] , em Abril de 2006, como uma espécie de segunda temporada do também reality show Joga 10. Porém, diferentemente da 1a temporada, em que o escolhido tinha de ter características típicas de um camisa 10[1] , no Joga Bonito o objetivo foi descobrir um futuro craque que jogasse em qualquer posição da linha[4] [5] .

Ao lado de Luxemburgo, também ajudaram na avaliação dos garotos os jogadores Careca e Júnior (ex-Flamengo e ex-Seleção). O vencedor do programa - Juscemar Borilli - teve a oportunidade de treinar durante seis meses nas categorias de base do Corinthians e estagiou numa equipe internacional patrocinada pela Nike [6] (Internazionale de Milão). Além disso, ele recebeu material esportivo da Nike durante um ano.

O Programa[editar | editar código-fonte]

Puderam participar do Joga Bonito, somente meninos nascidos em 1990 ou 1991 (com 16 e 15 anos, portanto), estudantes regularmente matriculados, não-federados e não-vinculados a nenhum agente[7] . Outro critério para participar da pré-seleção foi desenvolver uma frase criativa com o tema "O que é jogar bonito para você?"[8] .

O Joga Bonito teve oito capítulos de uma hora cada.

A música de abertura do programa foi criada pelo produtor musical Rick Bonadio. A letra e a voz são de Marcelo D2[9] .

Episódios[editar | editar código-fonte]

No primeiro episódio do programa, o júri formado pelos ex-craques da seleção brasileira Júnior e Careca e liderado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo escolheu, numa espécie de "peneira" dentre mais de quatro mil candidatos, 24 finalistas que foram automaticamente para a segunda fase: a concentração em um Centro de Treinamento em São Paulo. Para chegar a esta fase os 24 participantes foram testados de acordo com os fundamentos básicos de futebol. Eles também passaram por avaliações física e psicológica[10] .

Atrações Especiais
  • Episódio 2 - Neste episódio, o programa teve como atrações especiais os jogadores: Marcelo (goleiro), o lateral Eduardo Ratinho, o zagueiro Betão, os meias Roger e Carlos Alberto e o atacante Rafael Moura, todos do Corinthians
  • Quarto Epísódio - Neste episíodio, o programa teve como atração especial o músico Marcelo D2, que bateu um papo com os garotos e ainda arriscou alguns lances com a bola[11] .
  • No sexto episóidio, o programa contou com a participação do narrador esportivo Silvio Luiz, que narrou o treino coletivo dos garotos. Além da visita do jornalista, os meninos tiveram de mostrar habilidades com o skate. Mas, para isso, receberam uma ajudinha especial de convidados profissionais do esporte[12] .

Além deles, o programa teve a participação da cantora Tati Quebra Barraco.

Episódio Final[editar | editar código-fonte]

O último capítulo do programa teve como atrações a participação especial do craque Adriano, a rotina dos garotos nas cidades onde residiam, e uma entrevista coletiva com os dois finalistas - Juscemar Borilli, e Leandro[2] . Os jurados escolheram os dois garotos baseados no desempenho de cada um nos treinamentos, e também no jogo-treino do último capítulo. O anúncio do ganhador - Juscemar Borilli - se deu direto da Itália.

Durante o período de concentração, os finalistas Juscemar e Leandro puderam conhecer seis jogadores do Corinthians e o atacante Ricardo Oliveira, então atacante do São Paulo, que visitaram o Centro de Treinamentos[13] .

Audiência[editar | editar código-fonte]

Mesmo com as empresas Nike e RGB, não se preocupando em fazer o trabalho de divulgação, o programa, atingiu, no episódio de estréia, 4 pontos de média[14] .

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b diversao.terra.com.br/ Band estréia novo reality show de futebol no domingo
  2. a b areavip.com.br/ Band apresenta a final do reality show "Joga Bonito"
  3. ofuxico.terra.com.br/ Vanderlei Luxemburgo inicia gravações de reality show da Band
  4. esportes.terra.com.br/ Luxemburgo vira estrela de reality show
  5. estrelando.com.br/ TV: Estréia reality show de Luxemburgo
  6. folha.uol.com.br/ Reality show "Joga Bonito" estréia hoje na Band
  7. glb.com.br/ Vanderlei Luxemburgo será mentor do reality show Joga Bonito
  8. jornaldamidia.com.br/ Reality 'Jogo Bonito' com Luxemburgo estréia domingo
  9. fndc.org.br/ "Joga Bonito" estréia na Band em busca de um ídolo
  10. odocumento.com.br/ Mato Grosso tem representante em reality show esportivo
  11. areavip.com.br/ Marcelo D2 participa do "Joga Bonito"
  12. ofuxico.terra.com.br/ Silvio Luiz é o convidado especial do Joga Bonito
  13. ofuxico.terra.com.br/ Joga Bonito anuncia vencedor direto da Itália
  14. fndc.org.br/

Links Externos[editar | editar código-fonte]