Jogo de estratégia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde julho de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.


O xadrez é um dos mais conhecidos jogos de estratégia.

Jogo de estratégia é uma categoria de jogo, (sejam de tabuleiro, de cartas, de videogames ou de computador), em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégicas supera a sorte como fator de determinação do vencedor.

Origem[editar | editar código-fonte]

O termo "estratégia" é emprestada do jargão militar. Ele inicialmente referia-se ao planejamento em um nível elevado e abstrato. Muitas vezes jogos de estratégia lidam com o planejamento em uma escala no qual a palavra "tática" é usado em um contexto similar ao militar.1 Jogo de estratégia é uma categoria de jogos (sejam de tabuleiro, de cartas, de videogames ou de computador) em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégicas supera a sorte como factor de determinação do jogador vencedor.


Características[editar | editar código-fonte]

O principal fator que difere este tipo de jogo de outros é o baixo nível de aleatoriedade envolvido. Exemplos: damas, xadrez, damas chinesas, Stratego, Go, Shogi, Nine Men's Morris, Mastermind e Twilight Struggle. Os jogadores têm igual grau de conhecimento dos elementos do Jogo. Não há nenhuma habilidade física exigida além das necessárias para interagir com as peças do jogo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SACKSON, SID; KLUTZ, EDITORS OF (1991); The Book of Classic Board Games. Klutz, Palo Alto, 1991. ISBN 0-932592-94-5
  • TRACY FULLERTON; CHRISTOPHER SWAIN; STEVEN HOFFMAN "Game Design Workshop: Designing, Prototyping, and Playtesting Games".CMP Books, Berkley, 2004. ISBN 1578202221
  • MARCELO, ANTONIO ; PESCUITE, JULIO CÉSAR "Design de Jogos: Fundamentos". Brasport, São Paulo, 2009. ISBN: 9788574523965

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.