Jogo eletrônico de ação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Animation of the main character moving in a maze, avoiding traps and fighting enemies.
Prince of Persia é um jogo de plataforma de 1989.

Um jogo eletrônico de ação é um tipo de jogo eletrônico que desafia a velocidade, reflexo e raciocínio rápido do jogador. Jogos de ação geralmente incluem conflitos estratégicos, desafios de exploração e necessidade de solucionar quebra-cabeças simples, mas estes não são elementos que definem tal gênero.[1]

O gênero de jogo de ação é o mais amplo e inclusivo gênero no mundo dos videogames, contendo diversos sub-gêneros como jogos de luta, jogos de tiro em primeira pessoa, beat'em ups, jogos de plataforma e survival horror.

Definição[editar | editar código-fonte]

Jogos de ação tipicamente possuem características de conflitos com força física violenta e ágil, onde o jogador deve ter um tempo de reação curto como maior característica definitiva.

O jogador normalmente está sob pressão e possui tempo limitado para realizar suas ações e não há muito tempo para realizar planos ou estratégias elaboradas.[2]

Em um jogo de ação comum, o jogador controla um personagem que normalmente é o protagonista da história do jogo. Ele deve navegar sobre o ambiente e sobrepujar seus desafios, combatendo outros personagens, coletando itens e solucionando quebra-cabeças simples. O jogador está limitado pelo tempo e por recursos que representam a quantidade de vida do personagem, que quando acabada, o jogador recebe um game over. Ao final de cada nível ou fase, tipicamente há um embate com um grande antagonista.

Subgêneros[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Jogo eletrônico de ação» (em inglês). Quora. Consultado em 15 de agosto de 2020 
  2. Adams, Ernest (2006). Fundamentals of game design. [S.l.]: Upper Saddle River, NJ. OCLC 836300476 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.