Jogos Olímpicos de Verão de 1924

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jogos da VIII Olimpíada
Paris 1924
Poster1924 6.jpg
Dados
Países participantes 44
Atletas 3089
Eventos 126 em 17 esportes
Cerimônia de abertura 4 de maio
Cerimônia de encerramento 27 de julho
Abertura oficial Presidente Gaston Doumergue
Juramento do atleta Georges André
Estádio principal Estádio Olímpico Yves-du-Manoir
◄◄ Antuérpia 1920 {{{evento}}} Amsterdã 1928 ►►

Jogos Olímpicos de Verão de 1924 oficialmente Jogos da VIII Olimpíada, foram os Jogos Olímpicos realizados em Paris, França, entre 4 de maio e 27 de julho,[1] com a participação de 2956 atletas, entre eles 136 mulheres, representando 44 países,[2] um recorde até então, para felicidade e glória de Pierre de Coubertin, que via os Jogos voltarem à sua terra natal, após vinte anos, bastante revigorados, com a presença de 1000 jornalistas e a primeira transmissão radiofônica das provas.[2] Estes foram os últimos Jogos organizados sob a presidência do Barão de Coubertin.

História dos jogos[editar | editar código-fonte]

Ao contrário dos primeiros e fracassados Jogos de Paris 1900, os organizadores prepararam um suntuoso complexo olímpico para hospedar os diversos esportes, em particular o confortável e moderno Estádio Olímpico de Colombes (Yves-du-Manoir), com capacidade para 60.000 pessoas, onde os nomes dos campeões olímpicos destes Jogos foram gravados em mármore nas suas paredes. Foi também a primeira vez que os atletas se instalaram numa pequena vila olímpica, formada de várias pequenas casas de madeira.

Nesta edição dos Jogos, pela primeira vez foi usado o lema olímpico Citius, Altius, Fortius, ou, mais rápido, mais alto, mais forte, cunhado em latim por um monge francês, Frei Henri Didon, e as três bandeiras, olímpica, do país anfitrião, e do próximo país a receber os jogos hasteadas lado a lado na cerimônia de encerramento.

O Juramento do Atleta, já tradicional e obrigatório, foi lido pelo atleta Georges André e os Jogos foram abertos pelo presidente francês Gaston Doumergue.

Destaques[editar | editar código-fonte]

A prova dos 100 metros rasos foi ganha por um inglês, Harold Abrahams, pondo fim a uma longa invencibilidade norte-americana na mais popular das provas do atletismo. A história desta prova e de seu campeão foi levada aos cinemas em 1981 no filme Chariots of Fire (Momentos de Glória em Portugal e Carruagens de Fogo no Brasil), que conquistou quatro Oscars, entre eles o de melhor filme, e transformou a música tema, do grego Vangelis, no hino de todos os corredores do mundo.

Paavo Nurmi

Paavo Nurmi, o fantástico corredor finlandês conhecido como Homem-Relógio, por ter o costume de correr com um relógio na mão controlando o tempo de cada uma de suas voltas, conquistou cinco medalhas de ouro no atletismo,[2] somando um total de oito com as ganhas anteriormente nos Jogos de Antuérpia. Nurmi conseguiu a façanha de vencer os 1500 metros e os 5000 metros no mesmo dia, com 55 minutos de diferença entre as provas. A brigada finlandesa liderada por ele, que contava ainda, entre outros, com seu arqui rival Ville Ritola e Albin Stenroos, ganhou a medalha de ouro em todas as provas de corrida de meio fundo e fundo, dos 1500m à maratona.

O estudante norte-americano Johnny Weissmuller, de 20 anos, conquistou três medalhas de ouro na natação e uma de bronze no pólo aquático.[3] Anos depois, se tornaria um dos maiores astros de cinema do mundo e ícone de uma geração, ao fazer o papel de Tarzan em doze filmes de Hollywood.

A seleção uruguaia de futebol recebeu nestes Jogos o apelido que a acompanharia por toda a vida, Celeste Olímpica, pela cor azul de sua camisa e pela medalha de ouro no torneio de futebol. Como curiosidade, um de seus atacantes chamava-se El Manco Castro, mas era maneta. Após conquistar o bi-campeonato olímpico nos jogos seguintes, em Amsterdã – que acabou lhe dando o direito de sediar a I Copa do Mundo em 1930 - nunca mais o Uruguai ganharia uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

O tênis teve sua última participação em Paris, retornando aos Jogos apenas em 1988, 64 anos mais tarde, em Seul.

Portugal ganhou sua primeira medalha olímpica em Paris, bronze por equipes, no hipismo.

Modalidades disputadas[editar | editar código-fonte]

Quadro de medalhas[editar | editar código-fonte]

O estádio olímpico de Colombes
 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 Estados UnidosUSA Estados Unidos 45 27 27 99
2 FinlândiaFIN Finlândia 14 13 10 37
3 FrançaFRA França 13 15 10 38
4 Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha 9 13 12 34
5 ItáliaITA Itália 8 3 5 16

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Comitê Olímpico Brasileiro. Brasil nos Jogos. Comitê Olímpico Brasileiro. Página visitada em 6 de Agosto de 2013.
  2. a b c Official website of the Olympic Movement. About the Games. Olympic.org. Página visitada em 6 de Agosto de 2013.
  3. Princeton University. 1924 Summer Olympics. Princeton University. Página visitada em 6 de Agosto de 2013.