Jogos Pan-Americanos de 2015

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jogos Pan-americanos de 2015)
Ir para: navegação, pesquisa
Sports icon.png
Este artigo ou seção contém informações sobre um evento desportivo que ainda não ocorreu.
É provável que contenha informações de natureza especulativa, e seu conteúdo pode mudar drasticamente à medida que novas informações estiverem disponíveis.
XVII Jogos Pan-americanos
Toronto 2015
Toronto 2015.png
Dados
Países participantes 41
País anfitrião  Canadá
Atletas 6 000 (estimado)
Cerimônia de abertura 10 de julho
Cerimônia de encerramento 26 de julho
Estádio principal Rogers Centre
◄◄ Guadalajara 2011 México {{{evento}}} Peru Lima 2019 ►►

XVII Jogos Pan-Americanos é um evento multi esportivo que será realizado na cidade de Toronto, Canadá, entre os dias 10 e 26 de julho de 2015. Cerca de 41 países das Américas deverão participar. O processo de candidatura das cidades começou em Outubro de 2008, com três interessadas enviando suas candidaturas a Acapulco, México, para a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA).

No dia 6 de novembro de 2009, a cidade canadense foi anunciada, pela ODEPA, como sede para dos Jogos de 2015. Toronto recebeu 33 votos, enquanto a cidade de Lima, no Peru recebeu onze, e Bogotá, na Colômbia recebeu sete.

Escolha da sede[editar | editar código-fonte]

No dia 6 de Novembro de 2009 no Hotel Hilton de Guadalajara, México, ocorreu a votação para a escolha da cidade sede. Na eleição, Toronto foi eleita, necessitando de apenas uma rodada para a decisão. O anúncio oficial foi feito pelo presidente da ODEPA, o mexicano Mário Vázquez Raña, por volta das 15:30, horário local. Pela política não-oficial de rotatividade das regiões da ODEPA, o evento não deveria ser na América do Norte (Região 1), já que a edição de 2011 fora no México que é membro da mesma região (1 - América do Norte). Provavelmente, a realização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 na América do Sul (Região 3) praticamente anulou a política informal da instituição,fazendo assim que a preferência da instituição tenha sido pela Região 1 (América do Norte).

Resultado Final da Votação
Cidade País Votos
Toronto  Canadá 33
Lima  Peru 11
Bogotá  Colômbia 7

Locais de competição[editar | editar código-fonte]

O Rogers Centre (Pan Am Dome) sediará as cerimônias de abertura e encerramento.

Além de Toronto, 14 outras cidades da província de Ontário hospedarão competições: Ajax, Hamilton, Innisfil, Markham, Milton, Minden, Mississauga, Mono, Oro-Medonte, Oshawa, Palgrave, St. Catharines, Welland e Whitby.[1]

A quantidade de locais diminuiu 60% do plano original. No total, existirão 33 locais de competições, sendo 9 compartilhados tanto para o Pan quanto para o Parapan. Os locais serão um misto de estruturas já existentes, estruturas novas e estruturas temporárias. Serão criadas 3 zonas: central, leste e oeste.

Esportes[editar | editar código-fonte]

Em negrito, os esportes que também integram o programa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Participantes[editar | editar código-fonte]

Lista de países participantes

Direitos de transmissão[editar | editar código-fonte]

 Argentina Canal 7, TyC Sports
 Brasil Rede Record e Globosat
 Canada CBC
 Mexico Televisa

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]