Jogos Universitários Brasileiros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) são a organização de um evento do conjunto de esportes praticados por estudantes universitários no Brasil. Os JUBs são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Também servem como classificatórios para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para os Jogos Universitários Mundiais - a Universíada.

História[editar | editar código-fonte]

Os jogos passaram a ser regulados pelo Decreto-Lei nº 3.617 - de 15 de setembro de 1941 que regulava o desporto universitário no Brasil e instituiu os três primeiros jogos:

Ficam considerados como Primeiros, Segundos e Terceiros Jogos Universitários Brasileiros, respectivamente, a Primeira Olimpíada Universitária Brasileira, realizada em São Paulo, em 1935, os Jogos Universitários de Minas Gerais, realizados em 1938, e a Segunda Olimpíada Universitária Brasileira, realizada em São Paulo, em 1940.

A Partir de 1968 os jogos deixaram de ser bienais e passaram a ser anuais. No começo da década de 1990 houve problemas financeiros no repasse de dinheiro para a realização dos JUBs durante o ministério de Zico e os jogos deixaram de ser realizados por alguns anos. Em 1999 os JUBs deixaram de ser disputados por seleções universitárias estaduais, organizadas pelas federações, passando então a ser compostos pelas instituições de ensino superior.

Em 2005 o Comitê Olímpico Brasileiro passou a organizar o evento em parceria com a CBDU. Nesse ano foi realizado o 53º JUBs em Recife passando, então, a ser chamado de Olimpíadas Universitárias regendo-se por ciclos olímpicos de quatro anos. Em 2009 teve início o ciclo, que culminará nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. A 59º edição das Olimpíadas Universitárias aconteceram em Foz do Iguaçu.

Lista dos JUBs[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.