Jogos de cartas: Buraco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Buraco (jogo de cartas).
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão com|....|{{subst:DATA}}}}.

(por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.).

Jogos de Cartas: Buraco[editar | editar código-fonte]

Jogos de carta são muito apreciados por pessoas de todas as idades. Mas, será que as pessoas sabem de onde vieram esses jogos? O jogo Buraco, também conhecido como Canastra ou Biriba foi inventado nos anos 40, no Uruguai por um grupo de amigos que uniram elementos de jogos de baralho como Bridge, rúmi e conquián para criar a Canastra. O jogo espalhou-se, recebendo vários outros nomes. As partidas podem ser realizadas em duas pessoas (individual) ou em quatro pessoas (duplas). São 108 cartas (2 baralhos com 2 coringas cada um) e cada participante recebe 11 cartas, e 2 mortos são colocados à mesa, com 11 cartas cada um. O jogador ou a dupla que fizer o maior número de pontos, ganha a partida. Caso a dupla não pegue o morto, são descontados pontos dos que foram feitos. Para bater, é preciso ter formado ao menos uma canastra limpa, ou seja, uma canastra sem coringas.

O Curinga:[editar | editar código-fonte]

Também chamado de coringa , joker ou curingão, esta carta pode ser a carta de número 2, ou então próprio Joker, em um total de 12 cartas. O Coringa pode ser a carta chave para pegar o morto, realizar o bate, ou ajudar o parceiro a eliminar cartas, montando um jogo mais facilmente.

O Descarte:[editar | editar código-fonte]

O descarte, ou lixo, é uma parte muito importante do jogo. É formado por cartas que já passaram pelas mãos de outros jogadores e foram descartadas. Ao invés de comprar cartas novas, você pode usar o lixo para montar novos jogos, completar sequências da mesa para formar canastras e, é por isso que se deve prestar atenção para não ajudar o adversário.

A Pontuação:[editar | editar código-fonte]

Canastra, durante a partida do jogo, é quando algum jogador da mesa completa uma sequência de 7 cartas, no mínimo. Sem completar ao menos uma canastra no jogo, não é permitido bater. Existem quatro tipos de canastra:

- Suja: Canastra com pelo menos 7 cartas sequenciais usando um coringa.

-Limpa:Canastra com pelo menos 7 cartas sequenciais, sem uso de coringa.

-Canastra de quinhentos: Vai de Ás a 2, sem coringas.

-Canastra real: De Ás a Ás, sem coringa.

A canastra suja que usar o coringa 2, no caso de ser do mesmo naipe, pode tornar-se limpa durante a partida.

Quando o jogador/dupla bate, somam-se os pontos da mesa, e mais 100, pela batida. Quando não pega o morto, desconta-se 100 pontos como penalidade.

Contabilizando a pontuação:[editar | editar código-fonte]

Batida - 100 pontos

2 usado como curinga – 10 pontos cada

Curinga (Joker) – 50 pontos cada

Do Rei ao 8 – 10 pontos cada carta

Do 7 ao 3 – 5 pontos cada carta

Ás – 15 pontos cada

Canastra Suja – 100 pontos

Canastra Limpa – 200 pontos

Canastra de Quinhentos – 500 pontos

Canastra Real – 1000 pontos


Referências


1. Buraco (Jogos de Cartas)

2.Como jogar buraco

3. Enciclopédia de jogos de cartas

4. Regras do Jogo Buraco Online