Johan Dalgas Frisch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Johan Dalgas Frisch (São Paulo, 1930) é um engenheiro e ornitólogo brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Johan é filho dos imigrantes dinamarqueses Svend Frisch e Ellen Margareth Dalgas Frisch que vieram a residir no Brasil em 1927). Johan foi registrado no Consulado da Dinamarca assim que nasceu. Seu bisavô, Enrico Mylius Dalgas, ganhou fama na Dinamarca por transformar a região desértica da Jutlândia em uma imensa área florestada. Seu pai, Svend Frisch, desenhou a maioria das espécies de aves brasileiras.

Em 1950, ingressou no curso de engenharia industrial da Universidade Presbiteriana Mackenzie, formando-se em 1955. Seu primeiro emprego foi na fábrica de Linhas Corrente. Em 1958, viaja para a Escócia, onde faz estágio na sede da empresa e aproveita para conhecer ornitólogos europeus e coletâneas de cantos de aves gravadas na Europa.

Ornitologia[editar | editar código-fonte]

Ao retornar ao Brasil, Johan projeta uma megafone de papelão para gravar o canto das aves. Seu projeto inicial foi aperfeiçoado e Johan então cria uma parabólica para a mesma função. Em uma viagem ao Pantanal, realiza diversas gravações de cantos de aves.

Em 1962, Johan grava seu primeiro disco, Canto das Aves do Brasil, em LP de vinil, o qual foi lançado simultaneamente no Brasil, em Londres e Nova Iorque. Este disco permaneceu dezoito semanas consecutivas em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do Brasil[1] . No ano seguinte, lança seu segundo álbum, intitulado Vozes da Amazônia, o qual contém o canto do uirapuru.

Em 1964, lança o livro "Aves Brasileiras", em co-autoria com seu pai Svend[2] . Inicia sua luta para a criação do Parque do Tumucumaque (o qual seria criado pelo decreto assinado pelo presidente Costa e Silva, em 1968, e ampliado e transformado em Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, em 2002[3] ), na Amazônia brasileira. Neste mesmo ano, nasce seu filho Christian Dalgas Frisch.

Em 1976, projeta e constrói a estação de tratamento de esgoto do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Cinco anos depois, lança a segunda edição do livro "Aves Brasileiras". Em 1992, recebe o título de Cidadão Honorário do Texas, por ter salvado e repatriado um falcão-peregrino. ' Em 1974, lança o compacto simples Sinfonia do Natal com as músicas Noite Feliz e Jingle Bells tocadas entre sons de aves.

Em 1994, lançou com seu filho Christian o livro "Jardim dos Beija-flores". Em 2001, lança o livro "Os 12 Cantos do Brasil". Seu quarto livro foi lançado em 2002, intitulado "Cantos Harmoniosos da América".

Em 2005, é lançada a terceira edição de "Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem". Muitos desenhos do livro foram feitos pelo pai de Johan, sendo os demais feitos por seu filho.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]