Johann Nestroy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Johann Nestroy

Johann Nepomuk Eduard Ambrosius Nestroy (nascido em 7 de Dezembro de 1801 em Viena, Áustria; falecido em 25 de Maio de 1862 em Graz, Áustria) foi um cantor de ópera, ator, e, principalmente, um dramaturgo.

Após uma carreira como cantor de ópera em várias cidades da Europa de 1822 a 1831, Nestroy retornou a sua cidade natal, Viena, e permaneceu escrevendo peças e atuando. Esta combinação de carreiras fez com que Nestroy ficasse conhecido como o "Shakespeare da Áustria."

A carreira de Nestroy como dramaturgo foi um sucesso imediato: sua peça de 1833, "Lumpacivagabundus", foi um sucesso de bilheteria. Ele logo se tornou uma figurinha premiada da alta sociedade cultural da Áustria. Junto a Ferdinand Raimund, Nestroy foi considerado o precursor do teatro popular de Viena.

Contudo, ao passo que Raimund se concentrava mais em fantasias mágicas e românticas, Nestroy trabalhou com a comédia, a sátira e a crítica. Trabalhando em uma época em que seu país era governado por um primeiro ministro conservador (Klemens Wenzel von Metternich), ele precisou de muita habilidade em suas peças para driblar a censura. Seu interesse em jogos com palavras (uso de neologismos, ambigüidade, comparações, etc) era imenso, e seus personagens mesclavam termos locais vieneses com uma fala rebuscada. A música foi, ainda, muito importante em seu trabalho, através de canções elaboradas para o tema da peça e que ditavam o ritmo, ajudando a dar a devida emoção à cena.

Nestroy escreveu mais de oitenta peças nas décadas de 40 e 50. As mais importantes foram as comédias burlescas "Lumpacivagabundus", "Liebesgeschichten und Heiratssachen", "Der Talisman", "Einen Jux will er sich machen" e "Der Zerrissene", todas elas fortemente marcadas por críticas sociais e sátiras bem-elaboradas.

Em torno de metade dos trabalhos de Johann Nestroy foram adaptados para a língua alemã atual, enquanto a outra parte permanece na linguagem vienesa original. Pouquíssimas foram traduzidas para a língua inglesa e não se sabe de nenhuma que tenha sido traduzida para o português.

Seu nome hoje batiza obras e locais austríacos, como uma linha de trem e uma praça, entre outros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Johann Nestroy