Johann Tobias Mayer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Johann Tobias Mayer
Matemática, física
Nacionalidade Alemanha Alemão
Nascimento 5 de maio de 1752
Local Göttingen
Morte 30 de novembro de 1830 (78 anos)
Local Göttingen
Atividade
Campo(s) Matemática, física
Alma mater Universidade de Göttingen
Tese 1773
Orientador(es) Abraham Gotthelf Kästner, Georg Christoph Lichtenberg[1]
Orientado(s) Enno Dirksen, Johann Schweigger

Johann Tobias Mayer (Göttingen, 5 de maio de 1752 — Göttingen, 30 de novembro de 1830) foi um matemático e físico alemão.

Filho do astrônomo Tobias Mayer. Foi conhecido principalmente por seus livros didáticos sobre matemática e ciências naturais. Anfangsgründe der Naturlehre zum Behuf der Vorlesungen über die Experimental-Physik, um livro texto de física publicado em 1801, foi o livro mais influente de seu tempo nos países de língua alemã. Suas pesquisas sobre física e astronomia foram publicadas no Annalen der Physik.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Göttingen, primeiro filho de Tobias Mayer (1723–1762) e Maria Victoria, nascida Gnüg (1723–1780). Quando Johann Tobias tinha dez anos de idade seu pai morreu, um já famoso professor de geografia, física e astronomia. Em 1769 Johann Tobias Mayer começou a estudar teologia e filosofia na então nova Universidade de Göttingen, aluno de Christian Meister e Abraham Gotthelf Kästner, e mais tarde de Georg Christoph Lichtenberg. Após o doutorado e habilitação em 1773, Mayer lecionou matemática e realizou observações no antigo Observatório de Göttingen. Em 17 de novembro de 1779 foi nominado professsor da Universidade de Altdorf, onde trabalhou de 1780 a 1786. Lecionou depois matemática e física na então Universidade de Erlangen. Em 1799 sucedeu Lichtenberg como professor ordinário de física na Universidade de Göttingen. Dentre seus alunos está Enno Dirksen, que doutorou-se em 1820 sob sua orientação.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.