Johannes Stabius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Johannes Stabius
(1460-1522)
Brasão de Armas de Johannes Stabius, criado por Albrecht Dürer.
Data de nascimento 1460
Local de nascimento Steyr,  Áustria
Data de falecimento 1 de janeiro de 1522 (62 anos)
Local de falecimento Graz,  Áustria
Ocupação Humanista, historiador, naturalista, cartógrafo, Professor de Matemática austríaco.
Alma mater Universität Ingolstadt
Universidade de Viena

Johannes Stabius (Johann Stab) (Steyr, Áustria, 1450Graz, 1 de Janeiro de 1522) foi um cartógrafo austríaco de Viena que desenvolveu, por volta de 1500, o mapa de projeção cordiforme (em forma de coração) que mais tarde foi desenvolvido por Johannes Werner. É chamado de mapa de projeção de Werner, mas também conhecido como projeção de "Stabius-Werner" ou de "Stab-Werner"[1] .

Depois da sua apresentação por Werner no seu livro de 1514, Nova translatio primi libri geographiaae C. Ptolemaei, a projeção de Werner passou a ser utilizada frequentemente em mapas do mundo e em alguns mapas continentais ao longo do século XVI até ao século XVII. Foi usada por Mercator, Oronce Finé], e por Ortelius em mapas da Ásia e de África nos finais do século XVI. No século XVIII foi substituído pela projeção de Bonne para mapas continentais. A projeção de Werner é hoje apenas utilizada para fins educacionais e como curiosidade[2] .

Em 1512, Stabius publicou um trabalho a que chamou Horoscopion[3] .

Stabius era membro de um círculo de humanistas fixado em Viena, que incluía académicos como Georg Tannstetter, Andreas Stiborius, Thomas Resch, Stefan Rosinus (1470-1548), Johannes Cuspinianus, e o reformador Joachim Vadianus. Estes humanistas estavam associados à corte de Maximiliano I, Sacro Imperador Romano-Germânico[4] .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Denis E. Cosgrove. Geographical imagination and the authority of images: Hettner-Lecture with Denis Cosgrove. [S.l.: s.n.]. ISBN 351508892X
  2. John Parr Snyder. Flattening the earth: two thousand years of map projections. [S.l.: s.n.]. ISBN 0226767477
  3. Peter G. Bietenholz, Thomas Brian Deutscher. Contemporaries of Erasmus: a biographical register of the Renaissance and Reformation. [S.l.: s.n.]. ISBN 0802085776
  4. An Historical Tour of the University of Vienna. Página visitada em 29 de janeiro de 2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.