Johannes Trithemius

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Johannes Trithemius (relevo de Tilman Riemenschneider).

Johannes Trithemius (1 de fevereiro de 1462 - 13 de dezembro de 1516) nascido como Johann Heidenberg. Tornou-se monge aos 20 anos de idade (1482). Trithemius criou a esteganografia (técnica de criptologia para ocultar a existência de uma mensagem dentro de outra; não confundir com estenografia, técnica de escrita abreviada e simplificada que permite escrever com a mesma rapidez com que se fala), sua primeira obra continha nada menos que 376 alfabetos compostos de 24 letras. Ex:


A: no céu B: para todo o sempre C: um mundo sem fim D: numa infinidade E: perpetuamente F: por toda a eternidade G: durável H: incessantemente I-J: irrevogavelmente K: eternamente L: na sua glória M: na sua luz N: no paraíso O: hoje P: na sua divindade Q: em Deus R: na sua felicidade S: no seu reino T: na sua majestade U-V-W: na sua beatitude X: na sua magnificência Y: ao trono

Texto[editar | editar código-fonte]

No paraíso e no céu, No céu e na sua glória, Numa infinidade perpetuamente, Irrevogavelmente no céu

Na sua beatitude irrevogavelmente, Eternamente e irrevogavelmente, Na sua divindade perpetuamente, Numa infinidade irrevogavelmente no céu.

Na sua majestade perpetuamente, Na sua luz.

Um mundo sem fim na sua felicidade, Irrevogavelmente, na sua divindade, Na sua majestade hoje e na sua glória, Hoje durável, irrevogavelmente, no céu!

Alem disso, ficou conhecido por suas inúmeras pesquisas sobre ocultismo e magia, as quais teriam lhe proporcionado descobrir um método secreto que permitiria influenciar e dominar a mente de qualquer pessoa, por mais que ela tentasse resistir as ordens mentais que recebesse.Contudo, o manuscrito com a descoberta em questao foi destruido logo apos a morte de jhoannes e até hoje nao se descobriu uma segunda cópia