John Bennet Lawes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Bennet Lawes
John Bennet Lawes
Caricature na Vanity Fair de 8 de julho 1882
Nascimento 28 de dezembro de 1814
Harpenden
Morte 31 de agosto de 1900 (85 anos)
Harpenden
Nacionalidade Inglaterra Inglês
Prêmios Medalha Real (1867)
Campo(s) Química

John Bennet Lawes FRS (Harpenden, 28 de dezembro de 1814 — Harpenden, 31 de agosto de 1900) foi um empresário inglês.

Construiu a Estação Experimental Rothamsted, onde desenvolveu um superfosfato que marcou o início da indústria de fertilizantes.

John Bennet Lawes nasceu em Rothamsted, atualmente Harpenden, próximo a St Albans, Hertfordshire, filho único de John Bennet Lawes, proprietário da fazenda Rothamsted, com pouco mais de mil acres (4 km²). Frequentou o Eton College e o Brasenose College, Oxford. Antes de sair de Oxford, em 1832, Lawes começou a se interessar pelo cultivo de várias plantas medicinais na fazenda Rothamsted, que herdou de seu pai, falecido em 1822. Por volta de 1837 começou a experimentar os efeitos de vários adubos no crescimento de plantas em vasos, e um ou dois anos depois seus experimentos foram orientados para plantações no campo. Uma consequência imediata foi a patente de um adubo formado pela composição de fosfatos com ácido sulfúrico, iniciando assim a industrialização de fertilizantes. No ano seguinte contratou Joseph Henry Gilbert, com quem trabalhou por mais de meio século no experimento de culturas e nutrição animal, tornando Rothamsted famoso em todo o mundo. Foi eleito em 1854 membro da Royal Society, que o laureou juntamente com Gilbert com a Medalha Real em 1867, criando um baronato para ele em 1882.

Um ano antes de falecer, Lawes tencionou garantir a existência de sua estação experimental, disponibilizando £ 100 mil para seu propósito, constituindo o Lawes Agricultural Trust.

A Sir John Lawes School em Harpenden foi batizada em sua memória.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público.
  • Antonio Saltini, Storia delle scienze agrarie, vol. III, L'età della macchina a vapore e dei concimi industriali, Edagricole, Bologna 1989, 67-97

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
William Huggins e William Kitchen Parker
Medalha Real
1867
com Joseph Henry Gilbert e William Edmond Logan
Sucedido por
Alfred Russel Wallace e George Salmon


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.