John Bennet Lawes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Bennet Lawes
Química
Caricature na Vanity Fair de 8 de julho 1882
Nacionalidade Inglaterra Inglês
Nascimento 28 de dezembro de 1814
Local Harpenden
Morte 2 de novembro de 1950 (50 anos)
Local Harpenden
Atividade
Campo(s) Química
Prêmio(s) Medalha Real (1867)

Sir John Bennet Lawes FRS (Harpenden, 28 de dezembro de 1814 — Harpenden, 31 de agosto de 1900) foi um empresário inglês.

Construiu a Estação Experimental Rothamsted, onde desenvolveu um superfosfato que marcou o início da indústria de fertilizantes.

John Bennet Lawes nasceu em Rothamsted, atualmente Harpenden, próximo a St Albans, Hertfordshire, filho único de John Bennet Lawes, proprietário da fazenda Rothamsted, com pouco mais de 1000 acres (4 km²). Frequentou o Eton College e o Brasenose College, Oxford. Antes de sair de Oxford, em 1832, Lawes começou a se interessar pelo cultivo de várias plantas medicinais na fazenda Rothamsted, que herdou de seu pai, falecido em 1822. Por volta de 1837 começou a experimentar os efeitos de vários adubos no crescimento de plantas em vasos, e um ou dois anos depois seus experimentos foram orientados para plantações no campo. Uma consequencia imediata foi a patente de um adubo formado pela composição de fosfatos com ácido sulfúrico, iniciando assim a industrialização de fertilizantes. No ano seguinte contratou Joseph Henry Gilbert, com quem trabalhou por mais de meio século no experimento de culturas e nutrição animal, tornando Rothamsted famoso em todo o mundo. Foi eleito em 1854 membro da Royal Society, que o laureou juntamente com Gilbert com a Medalha Real em 1867, criando um baronato para ele em 1882.

Um ano antes de falecer, Lawes tencionou garantir a existência de sua estação experimental, disponibilizando £ 100.000 para seu propósito, constituindo o Lawes Agricultural Trust.

A Sir John Lawes School em Harpenden foi batizada em sua memória.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo incorpora texto da Encyclopædia Britannica (11ª edição), publicação em domínio público.
  • Antonio Saltini, Storia delle scienze agrarie, vol. III, L'età della macchina a vapore e dei concimi industriali, Edagricole, Bologna 1989, 67-97

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
William Huggins e William Kitchen Parker
Medalha Real
1867
com Joseph Henry Gilbert e William Edmond Logan
Sucedido por
Alfred Russel Wallace e George Salmon


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.