John Blake Dillon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Blake Dillon (1814 - 1866)

John Blake Dillon (Ballaghaderreen, 5 de maio de 181415 de setembro de 1866) foi um escritor e nacionalista irlandês, um dos fundadores do movimento Jovem Irlanda.[1]

Em 1847, William Smith O'Brien, o líder do partido Jovem Irlanda, tornou-se um dos fundadores da Confederação Irlandesa,[2] e fez campanha para abandonar o Ato de União de 1800, e clamava pelo fim das exportações de grãos e o encerro dos portos.[3] No ano seguinte ele organizou uma resistência de trabalhadores sem terra no Condado de Tipperary contra os proprietários de terras e seus agentes.

Entre 23 e 29 de julho de 1848, O'Brien, Meagher e Dillon apelaram à revolta à medida que viajavam entre os condados de Wexford, Kilkenny e Tipperary. A última grande reunião dos líderes da Jovem Irlanda ocorreu em 28 de julho. No dia seguinte, O'Brien estava no local onde havia barricadas, chamado "The Commons", tentando evitar a prisão. Refugiando-se numa casa e fazendo alguns reféns, O'Brien ver-se-ia obrigado a falar com a polícia através de uma janela, O'Brien afirmaria "Somos todos Irlandeses. Deixei as armas e serão livres"[4] . No entanto, alguma coisa ocorreu e degenerou em tiroteio, registando-se vários feridos. Vários líderes revoltosos foram acusados e condenados por sedição, o que implicava a pena de morte. As suas sentenças foram depois comutadas por um desterro na Terra de Van Diemen (Tasmânia), onde foram separados por várias colónias penais. Meagher e John Mitchel conseguiriam escapar e emigraram para os Estados Unidos na década de 1850.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. O'Cathaoir, Brendan. "John Blake Dillon, Young Irelander." Irish Academic Press, 1990
  2. Michael Doheny's The Felon's Track, M.H. Gill & Son, LTD, 1951 Edition
  3. History of Ireland, from the Treaty of Limerick to the present time (2 Vol). John Mitchel James Duffy 1869. pg414
  4. Annual Register James Dodsley, registo de 1849 em julgamento