John Boyd Dunlop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Boyd Dunlop
Conhecido(a) por Desenvolvimento do pneumático
Nascimento 5 de fevereiro de 1840
Dreghorn, North Ayrshire, Escócia
Morte 23 de outubro de 1921 (81 anos)
Dublin
Nacionalidade Escócia Escocês

John Boyd Dunlop (Dreghorn, North Ayrshire, Escócia, 5 de fevereiro de 1840Dublin, 23 de outubro de 1921) foi um inventor escocês fundador da empresa de pneumáticos que leva seu nome, Dunlop Tyres.

Ele nasceu em uma fazenda em Dreghorn, North Ayrshire, e estudou medicina veterinária na Dick Vet, pertencente à University of Edinburgh, profissão que ele exerceu em casa durante quase dez anos, mudando-se então para Belfast, onde é agora a Irlanda do Norte, em 1867.[1]

Em 1887, ele desenvolveu e testou o primeiro pneu para o triciclo de seu filho, e patenteou em 7 de dezembro de 1888.[2] No entanto, dois anos após sua solicitação de patente ele foi oficialmente informado que ela era inválida, pois o inventor escocês Robert William Thomson havia patenteado a idéia na França em 1846 e nos Estados Unidos em 1847. O desenvolvimento de pneumáticos por Dunlop chegou em um momento crucial para o desenvolvimento das rodovias.

A produção comercial iniciou-se em 1890 em Belfast. Dunlop associou sua patente a William Harvey Du Cros, em troca de 1.500 ações na empresa resultante, e acabou não fazendo qualquer grande fortuna por sua invenção. Dunlop morreu em Dublin. Casou-se com Daisy Greville, Condessa de Warwick, que supostamente foi inspiradora da canção popular Daisy Bell.

Em 2005 foi incluído no Automotive Hall of Fame. Está sepultado no Cemitério Deans Grange.

Referências

  1. Rogers, Dave. Inventions and Their Inventors, Volume 1 (em inglês). [S.l.]: M-Y Books Distribution, 2010. p. 166. ISBN 1906986584.
  2. Sfetcu, Nicolae. The Car Show (em inglês). [S.l.]: Nicolae Sfetcu, 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre John Boyd Dunlop
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.