John Butler Yeats

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Retrato da condessa Constance Markiewicz, uma política irlandesa. Pintura a lápis.

John Butler Yeats (Tullylish, 16 de Março de 1839 - 3 de Fevereiro de 1922) foi um artista irlandês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pai de William Butler Yeats, Jack Butler Yeats e de Elizabeth Yeats, é mais conhecido pelo retrato do jovem William Butler Yeats, que pode ser visto no Museu Yeats na National Gallery of Ireland. O seu retrato de John O'Leary (1904) é considerado a sua obra prima (Raymond Keaveney, 2002).

Educado no Trinity College Dublin John Butler Yeats começou a sua carreira como advogado e trabalhou com Isaac Butt, antes de se decidir a dedicar à pintura em 1867, tendo para isso estudado na Hearthleys Art School. Existem poucos registos das suas vendas, de forma que não existe qualquer catálogo das suas obras em colecções privadas. É possível que alguns dos seus trabalhos iniciais tenham sido destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. Não se tem dúvidas que John não teve grandes problemas em arranjar clientes - muitos esboços e óleos são fáceis de encontrar em casas privadas da Irlanda, Inglaterra e Estados Unidos. Os seus trabalhos mais tardios são descritos pelos críticos como demonstrando uma grande sensibilidade em relação aos modelos. Contudo, não era um grande homem de negócios, de modo que a sua situação financeira nem sempre foi das melhores. Mudava frequentemente de residência, oscilando muito entre Inglaterra e Irlanda. Com 69 anos de idade, mudou-se para Nova Iorque, onde fez parte do círculo dos pintores da Escola Ashcan.

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • Martyn Anglesea (2003), Yeats, John Butler in Brian Lalor (Ed.) The Encyclopedia of Ireland. Dublin: Gill and Macmillian. ISBN 0-7171-3000-2.
  • Bruce Arnold (1977), Irish Art, a concise history. London: Thames and Hudson. ISBN 050020148X
  • Raymond Keaveney (2002), National Gallery of Ireland, Essential Guide. London: Scala. ISBN 1857592670.
  • Nota biográfica na Princess Grace Irish Library
  • William M. Murphy Prodigal Father: The Life of John Butler Yeats, 1839-1922 publicado pela Cornell University Press em 1978, editado em brochura em 1939, e reeditado em brochura, com material inédito em 2001 pela Syracuse University Press.
  • William M. Murphy (1995) Family Secrets: William Butler Yeats and His Relatives Syracuse University Press, 1995
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre John Butler Yeats
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.