John Elliotson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Elliotson
John Elliotson
John Elliotson
Conhecido(a) por É considerado por introduzir o Mesmerismo no Reino unido.
Nascimento 29 de outubro de 1791
Southwark, Grande Londres, Reino Unido
Morte 29 de julho de 1868 (76 anos)
Londres, Grande Londres, Reino Unido
Nacionalidade inglês
Alma mater University of Edinburgh
Ocupação Médico que viveu a vida como magnetizador e coeditor do The Zoist
Movimento literário Magnetista
Magnum opus The Zoist

John Elliotson (Southwark, Grande Londres, Reino Unido, 29 de outubro de 1791 - Londres, Grande Londres, 29 de julho de 1868), MD (Edimburgo, 1810),[1] MRCP [nota 1] (Londres, 1810), M. B. (Oxford, 1816), M. D. (Oxford, 1821), F.R.C.P. [nota 2](Londres, 1822), F.R.S. [nota 3] (1829), professor dos princípios e práticas da medicina na University College London (1832), e médico sênior da University College London (1834).

Ele foi um autor prolífico e um influente professor sempre na 'vanguarda' de seu tempo em sua profissão (um dos primeiros a utilizar e promover o estetoscópio,[2] e um dos primeiros na Grã-Bretanha de usar a acupuntura),[3] renomado em suas habilidades tanto diagnóstica como clínica em suas prescrições extremamente expressiva.[4]

Em conjunto com William Collins Engledue, Elliotson foi o coeditor do The Zoist, um jornal britânico influente, dedicado à promoção das teorias, práticas e à recolha de divulgação de relatórios das aplicações do magnetismo animal e frenologia, com intuito de "conectar e harmonizar ciência prática com as leis que regem a estrutura mental do homem",[5] que foi publicado trimestralmente, sem interrupção, durante quinze anos a partir de março 1843 até janeiro 1856.

Educação[editar | editar código-fonte]

O filho do próspero químico londrino e farmacêutico John Elliotson e Elizabeth Elliotson nasceu em Southwark[6] em 29 de outubro de 1791.

Ele foi aluno particular do reitor da St Saviours, Southwark,[7] e passou a estudar medicina na Universidade de Edimburgo [nota 4] em 1805-1810[8] - onde ele foi influenciado por Thomas Brown, MD (1778-1820) e em seguida no Colégio Jesus de Cambridge (1810 - 1821), de ambos os quais ele tomou instituições atingindo o grau de Médico[9] e posteriormente, em Londres no Hospital de St Thomas e no Hospital de Guy. Em 1831 ele foi eleito professor dos princípios e da prática de física na Universidade de Londres (agora University College London), e em 1834 ele se tornou médico na University College Hospital [nota 5]

Características físicas[editar | editar código-fonte]

estrutura física de John Elliotson

Ele é catalogado na literatura inglesa tendo apenas 5 ft (pés) equivalente a 152 cm (centímetros). Alto, com pele escura e uma cabeça muito grande,[10] ele também foi coxo (na sequência de um acidente de carruagem 1828).

Apesar de suas características físicas incomuns, Elliotson foi muito admirado como palestrante, tanto para a clareza estruturada de suas palestras, e da animação teatral de sua entrega. Uma vez que ele começou a lecionar na University College, suas palestras amplamente respeitados foram amplamente noticiado na imprensa médica; e ele publicou uma série de coleções de suas palestras ao longo dos anos. Em seu auge, ele foi o primeiro Presidente da Sociedade Real Cirúrgica de Medicina (em 1833), um companheiro da Royal College of Physicians e o Royal Society , ele teve um dos maiores consultórios particulares em Londres e, em seu auge, era um dos médicos pré-eminentes em todo o Império Britânico.

Frenologia e o Mesmerismo[editar | editar código-fonte]

Sua aparência apresentou um contraste forte para seu "inimigo intramural" Robert Liston (1794-1847), Professor da University College Surgery, um dos cirurgiões mais rápidos de todos os tempos (em uma ocasião Liston amputou uma perna a altura do meio da coxa, em 25 segundos). Liston foi ferozmente contrário a "contaminação" de Elliotson do hospital com suas demonstrações de "estados mais elevados do mesmerismo".

Ele ganhou interesse sobre frenologia, e foi o fundador e o primeiro Presidente da London Phrenological Society em 1823. Seu interesse em mesmerismo tinha sido despertado inicialmente pelas manifestações realizadas por Richard Chenevix em 1829, e re-despertado pelo Barão du Potet de Sennevoy em suas manifestações em 1837.

As irmãs Okey[editar | editar código-fonte]

Isto levou Elliotson à começar a experimentar com as Irmãs Okey (June Okey e Elizabeth Okey) que tinham sido admitidas ao seu hospital, em abril de 1837, para o tratamento de sua epilepsia. Elliotson logo começou a usá-las como sujets. E naquele mesmo ano ele inseriu "uma grande seton needle com um novelo de seda no pescoço"[11] de Elizabeth Okey (a irmã mais nova) enquanto ela estava em estado sonambúlico, totalmente sem dor, mesmo ela estando ciente de que tal penetração estivesse ocorrendo [nota 6].

Tudo isso ocorreu dentro dos limites do hospital, em manifestações públicas dos chamados "estados mais elevados do mesmerismo" ocorrendo: clarividência, transposição dos sentidos (enxergando com os dedos), transmissão de pensamento, de harmonia física e psíquica, etc. convencido de que a irmã mais velha, Elizabeth, tinha um talento para clarividência médica (capaz de ver dentro do corpo, diagnosticar doença, prescrever o tratamento, e entregar um prognóstico), Elliotson levou-a para baixo outra ala na calada da noite e teve seus dois diagnosticar e prescreveu tratamentos que obtiveram êxitos instantâneos.[13]

Panfleto anônimo contra Elliotson

A perseguição de Thomas Wakley[editar | editar código-fonte]

Wakley segundo o Illustrated London News 1862

Thomas Wakley realizou alguns exames e em agosto de 1838, delatou Elliotson como farsante. E no final de 1838, Elliotson foi expulso do hospital. O Conselho da University College, após vários meses de deliberação, aprovou uma resolução em 27 de dezembro de 1838,

e Elliotson, ao ler o conteúdo da resolução, demitiu todos os seus compromissos sem demora.[15]

Wakley fez tudo o que podia, como editor de The Lancet, e como um indivíduo, para se opor Elliotson, e colocar todos os seus esforços e suas empresas na pior situação possível,[16] por exemplo, além de uma vasta gama de artigos instaurados no The Lancet, ao longo de um certo número de anos, existia também um trabalho anti-Elliotson (neologismo criado por Wakley), fatos alegados ​​sobre as práticas estranhas do Dr. Elliotson, e outros nem tão provados sobre

Harveian Oration[editar | editar código-fonte]

Em 1846 desprovido de todas as afiliações institucionais e apesar de vários esforços para impedi-lo de se fazer o companheiro mais novo do Royal College of Physicians, Elliotson é entregue a Harveian Oration pelo College of Physicians of London,.[19] em que ele polemicamente falou de como William Harvey, o homem a quem o Oration estava honrando, tinha sido forçado a lutar contra o entrincheirado conservadorismo da profissão médica e da sua incredulidade inicial e resistência a suas descobertas, e destacou a força da analogia com os atuais (igualmente equivocados e ignorantes) críticos do magnetismo animal[19]

"Em 1846, chegou a vez de Elliotson entregar o Harveian Oration, mas, tão logo se soube que ele tinha aceitado o cargo, foi atacado da forma mais selvagem, a fim de evitar a sua vinda. Por exemplo. o The Lancet chamou-o um pária profissional, afirmou que sua oração seria um golpe vital na medicina legítima, e seria uma infâmia negra e degradante aos braços do Colégio.

Sem se deixar abater por isso, Elliotson fez do mesmerismo o tema de seu discurso. Sem se referir aos ataques que haviam sido deferidos por sobre dele, ele simplesmente declarou o resultado de suas pesquisas, e respeitosamente convidou a Faculdade à examinar supostos fatos de grande interesse e importância.

Ele exortava os seus ouvintes para estudar o magnetismo com calma e despreconceituosamente, e lembrou-lhes, com mais verdade do tato, que todas as maiores descobertas da ciência médica, e as melhorias mais importantes em sua prática, tinham-se oposto a profissão no mais violento e forma sem princípios. Como exemplos de descobertas científicas que haviam sido recebidas desta forma, ele citou as dos navios de lácteos, o ducto torácico, o sistema sexual de plantas, a circulação do sangue, os sons do peito e sua relação com as doenças do coração e pulmões e seus revestimentos, etc. Como exemplos de melhoria na prática que tinham sido tratadas da mesma maneira, ele se refere ao emprego de casca peruana, a inoculação e a vacinação de varíola, o uso de curativos leves, em vez de óleo fervente, em feridas shot-gun, a ligadura dos vasos sanguíneos após a operação, em vez da aplicação da queima de arremesso ou ferros em brasa, etc.

Devemos, Elliotson disse, nunca se esqueça dessas coisas, nem permitir que autoridade, presunção, hábito, ou o medo do ridículo para nos fazer hostil à verdade. Devemos ter sempre diante dos nossos olhos que a passagem memorável em obras de Harvey: "Os verdadeiros filósofos, compelidos pelo amor à verdade e sabedoria, não se imaginam tão sábio e cheio de sentido, como não se render à verdade de qualquer fonte e em todos os tempos: nem são tão tacanhas como a acreditar em qualquer arte ou ciência tem sido transmitida em tal estado de perfeição a nós por nossos antecessores que não resta nada para a indústria futuro. "

Tudo isso, Elliotson disse, deve-se ter em mente quando se considera os fatos alegados do mesmerismo. Em sua opinião muitas delas eram indiscutíveis; durante dez anos, ele tinha mostrado como mesmerismo poderia evitar dor durante a operação cirúrgica, produzir sono e facilidade na doença, e até mesmo curar muitas doenças que tinham sido desveladas por métodos comuns. Era dever imperativo e solene da profissão o examinar com cuidado e imparcialmente o assunto.

Ele, portanto, sinceramente implorou-os a fazê-lo, se ele se preocupou de verdade, com sua própria dignidade, e para o bem da humanidade. "John Milne Bramwell (1903) [20]

John Elliotson em seus últimos anos

Enfermaria Mesmérica[editar | editar código-fonte]

Elliotson continuou a fornecer demonstrações mesméricas em sua própria residência na Rua Conduit Street, Hanover Square nº 37. Em parceria com Engledue, ele começou a publicar The Zoist em 1843, e em 1849, fundou a London Mesmeric Infirmary.

Como sua reputação diminuiu rapidamente, e seus trabalhos na enfermaria não era vista como prática lucrativa morreu na miséria em 1868 na cidade de Londres na casa de um colega médico, Edmond Sheppard Symes (1805-1881), LSA (1830), MRCS (Inglaterra, 1832), MD (Aberdeen, 1851) [21]··.

"Elliotson acreditava firmemente que o mesmerismo e freno-hipnotismo poderia ser explicado inteiramente em termos físicos [e, de] realizações tudo de Elliotson, "The Zoist" é provavelmente o mais útil, principalmente porque ele fornece um registro detalhado de um período de 13 anos crucial no desenvolvimento da psicologia vitoriana.

Elliotson foi um defensor incansável por sua "verdade". Sua articulateness como escritor e sua energia como um editor quase triunfar sobre as limitações de sua visão e as exigências de defesa... A maravilha é que em face de tantas críticas Elliotson foi capaz de manter o máximo de objetividade e rigor profissional como ele fez, embora claramente as páginas de The Zoist precisam ser filtradas com cuidado para distinguir o que é de valor daquilo que é pura advocacia e briga ...

Elliotson fez três contribuições importantes para a história da psicologia e da medicina.

Ao enfatizar a base física dos fenômenos mesméricos e suas causas subjacentes na medida em que eles tinham potencial terapêutico, ele demonstrou que magnetismo poderia ser utilizado de forma eficaz em doenças associadas com o sistema nervoso e como uma anestesia em procedimentos cirúrgicos. A abordagem de Elliotson à mente foi através do corpo...

Além disso, Elliotson foi o primeiro a tentar separar as operações de mesmerismo e as condições do processo de atos conscientes de vontade por parte do sujeito e do operador, o paciente e o médico... Na sua apreciação do irracional e elementos não conscientes no âmbito do processo, [ele] deu alguma orientação e incentivo para as forças... que foram preparando o terreno para Freud e outros expoentes da relação entre a terapia inconsciente e psiquiátrica.

Finalmente, imponente presença de meados do século de Elliotson e suas atividades mesméricos amplamente divulgados desde tanto o grau de legitimidade e do estímulo intelectual que incentivou James Braid, um cirurgião Manchester, para desenvolver suas teorias sobre o papel da sugestão e autossugestão em mesmerismo "- Fred Kaplan.. (1982) [22]

Ligação literária[editar | editar código-fonte]

The History of Pendennis (1850) novela de William Makepeace Thackeray dedicada a John Elliotso

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

Notas

  1. Sigla de título: Membership of the Royal College of Physicians (Membro do Colégio Real de Médicos)
  2. Sigla de título: Fellow of the Royal College of Physicians (Companheiro do Colégio Real de Médicos )
  3. Sigla de título: Fellow of Royal Society (Companheiro da Sociedade Real )
  4. A Universidade de Edimburgo também foi a alma mater de James Braid e James Esdaile[8]
  5. Para uma detalhada e abrangente descrição de sua formação médica bastante incomum, ver a transcrição das provas que Elliotson deu à Câmara dos Comuns 'Select Committee on Medical Education' 'presidido pelo Henry Warburton em 24 de março de 1834: pelo pp.104- 117 de Warburton, H., Relatório da Comissão Especial de Educação Médica: Com as Minutes of Evidence, e Apêndice: Parte III: Society of Apothecaries, London , The House of Commons, (Londres), 1834
  6. Este tinha sido testemunhado de James Mouat, na época um estudante de medicina, e funcionário clínico de Elliotson[12]
  7. Veja, por exemplo, Nota pelo The Zoist,[14]
  8. Documentos em posse da British Library[17] e outro, provavelmente escrita por Wakley ou qualquer um de seus associados, realizada na coleção do Wellcome Library (veja à direita) [18]
  9. Este aspecto da vida de Dickens e de trabalho é discutida por Steven Connor.[25]

Referências

  1. Dissertação de doutorado de Elliotson "sobre a inflamação", foi auto-publicado em Edimburgo em 1810: ver: Elliotson, Joannes, Dissertatio medica inauguralis de inflammatione communi , Abernathy & Walker, (Edinburgh), 1810.
  2. Rosen (1936), p.601.
  3. Elliotson (1827); Elliotson (1832)
  4. Gauld (2004).
  5. Godwin (1994), p.213
  6. UFCG (12 de junho de 2015). «John Elliotson». ufcg.edu.br. Consultado em 18 de Julho de 2015 [ligação inativa] 
  7. Faculdade Londres do rei Archives: Elliotson, John (1791 - 1868)
  8. a b Universidade de Edimburgo Estudantes de Medicina, 1762-1826: Registro Individual:. Elliotson, John
  9. University of Cambridge (1979). «"Elliotson, John (ELT810J)"». Cambridge Alumni Database. Consultado em 18 de Julho de 2015 [ligação inativa] 
  10. Cooter (1984), p.53
  11. Elliotson (1843), p.65.
  12. Testemunho para a realidade dos Fenômenos mesméricos na University College Hospital, pelo Sr. James Mouat, Exército Surgeon", The Zoist, Vol.7, No.25, (Abril de 1849), pp.41-44
  13. Clarke (1874), pp. 155-169; Anon (1911).
  14. Elliotson, John," The Zoist, Volume 10, No.38, (Julho de 1852), p.218, Google.books, Visitado em 19 de julho de 2015.
  15. Clarke (1874), pp.176-179.
  16. Winter, (1998), pp.93-108.
  17. sistema de British Library: 003831461
  18. Library referência: 23360069: Anon, a descoberta integral das práticas estranhas de Dr. Elliotson sobre os corpos de seus pacientes do sexo feminino! Em sua casa, na Conduit Street, Hanover Square. com todos os experimentos secretos que ele faz, e as posturas curiosas que são colocadas em enquanto está sentado ou em pé, quando acordado ou dormindo! O todo visto por uma testemunha ocular, e agora totalmente divulgado!, E. Hancock, (Londres) de 1842.
  19. a b Elliotson, (1846).
  20. Richards, Grant, Hipnotismo: Sua História, Teoria e Prática, (Londres), 1903, pp.7-8]
  21. Clarke (1874), pp.155-169; Anon (1911).
  22. Kaplan (1982), pp.xii-xv
  23. Anon (1911)
  24. Schneck (1963), p.126.
  25. a b Connor, Steven, Tudo que eu acreditado é negado: Dickens sob a influência . Estudos Interdisciplinares do Século XIX Longo No 10 (2010). Londres: Birkbeck College
  26. Collins, Wilkie, The Moonstone , clássicos de Oxford Mundo (New York: Oxford University Press, 1999), 458p.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons