John Henry Lefroy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sir John Henry Lefroy, KCMG, CB, FRS, (28 de janeiro de 181711 de abril de 1890) foi um militar britânico e mais tarde administrador colonial que também destacou-se com seus estudos científicos sofre o magnetismo terrestre.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lefroy entrou para a Royal Military Academy de Woolwich em Londres em 1831 e tornou-se segundo-tenente da Artilharia Real em 1834. Quando o governo britânico lançou um projeto sob a direção de Edward Sabine para estudar o magnetismo terrestre, ele foi escolhido para criar e supervisionar o observatório, em Santa Helena (território). Embarcou em 25 de setembro de 1839, para Santa Helena, e realizou sua tarefa durante todo o ano seguinte. Em 1842, Lefroy foi enviado para Toronto como o superintendente do novo observatório construído lá como parte desse projeto. Ele imediatamente começou a planejar uma expedição de campo para a região do noroeste do Canadá para medir o magnetismo por lá. Com um assistente e uma brigada da Hudson's Bay Company, viajou mais de 5000 milhas no Noroeste de maio de 1843 a novembro de 1844, reunindo as medições em mais de 300 estações, em uma tentativa de localizar o Pólo norte magnético. Eles seguiram pelo rio MacKenzie até chegarem a Fort Good Hope e visitaram o Fort Simpson no Oeste. Em 9 de junho de 1848, Lefroy tornou-se membro da Royal Society.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Leituras adicionais[editar | editar código-fonte]

  • Stanley, G. F. G. (ed.): In search of the magnetic north: a soldier surveyor’s letters from the north-west, 1843–1844; Toronto, 1955. Contains also Lefroy's autobiography, published post-humously by his second wife "for private circulation only", of which an excerpt is available online.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.