John Herrington

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Herrington

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 14 de Setembro de 1958 (56 anos)
Wetumka, EUA
Missões STS-113
Insígnia
da missão
Insígnia da STS-113

John Bennett Herrington (Wetumka, 14 de setembro de 1958) é um astronauta norte-americano e o primeiro descendente de índios americanos a ir ao espaço.

Herrington nasceu no estado de Oklahoma e cresceu em Colorado Springs, Colorado, onde se graduou em Matemática aplicada na universidade estadual, antes de entrar para a Marinha em 1984. Serviu na região do Pacífico até ser qualificado como piloto de testes, sendo selecionado para o cobiçado curso de astronauta da NASA em 1996.

Herrington foi ao espaço em 24 de novembro de 2002 como especialista de missão no ônibus espacial Endeavour, STS-113, para uma missão de quatorze dias em órbita. Além de sua cidadania americana ele também é, por parte da avó materna, um membro registrado e atuante da nação indígena Chickasaw. Herrington levou ao espaço a bandeira oficial de sua tribo, a qual lhe foi entregue pelo governador de sua nação indígena.

Em setembro de 2005, Harrington deixou a NASA para assumir cargo de diretoria em empresas privadas da área aeroespacial e ainda atua como piloto de testes da nave espacial sub-orbital XP, projeto futurista em desenvolvimento na indústria.

Ver também[editar | editar código-fonte]