John Kirk Townsend

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

John Kirk Townsend Filadélfia, 10 de agosto de 1809Washington D.C., 6 de fevereiro de 1851) foi um ornitólogo e naturalista norte-americano.

Nasceu na Filadélfia, filho de Charles Townsend e de Priscilla Kirk, onde estudou medicina e farmácia. Desenvolveu um interesse pela história natural de maneira geral, e pelos pássaros em particular. Casou-se com Charlotte Holmes, união do qual nasceu uma criança.

Em 1833 foi convidado pelo botânico Thomas Nuttall, junto com Nathaniel Jarvis Wyeth, para uma expedição através das Montanhas Rochosas ao Oceano Pacífico. Nesta expedição coletou muitos espécimes de pássaros ainda desconhecidos pela ciência, tais como o borrelho Charadrius montanus, o andorinhão Chaetura vauxi, a escrevedeira Calcarius ornatus), as mariquitas Dendroica nigrescens e Dendroica townsendi e o tordo Oreoscoptes montanus.

Participou também, em 1835, de uma expedição ao Oregon e, posteriormente, ao Havaí. No Forte William, em Oregon, serviu como magistrado. Foi cirurgião no forte Vancouver, de 1835 a 1836, onde iniciou uma rica coleção de mamíferos e de pássaros.

No seu retorno escreveu o trabalho The Narrative of a Journey across the Rocky Mountains to the Columbia River and a Visit to the Sandwich Islands (1839).

Townsend participou da obra Ornithology of the United States of North America (1840). Sua coleção serviu de modelo para o último volume de Birds of America (1844) de John James Audubon (1785-1851). Sua coleção de mamíferos foi utilizada por Audubon e John Bachman (1790-1874) na obra Viviparous Quadrupeds of North America.

Foi membro da Academia de Ciências Naturais da Filadélfia. Em 1842, doou a sua coleção de pássaros ao Museu Nacional de História Natural da Instituição Smithsoniana, sediado em Washington D.C..

Uma toupeira existente na América do Norte recebeu seu nome como nome científico ( Scapanus townsendii ). Em 1838, John James Audubon (1785-1851) lhe dedica como nome científico o pássaro tordo solitário Myadestes townsendi. Ainda, foi homenageado com o nome dos espécimes: o esquilo Spermophilus townsendii, a tamia Tamias townsendii , o gofer Thomomys townsendii), o rato Microtus townsendii e a lebre Lepus townsendii.


Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.