John Kricfalusi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Kricfalusi

John Kricfalusi (nascido Michael John Kricfalusi em 9 de Setembro de 1955) em Chicoutimi, Quebec) é um renomado animador canadense, mais conhecido como John K. Ele é o criador das séries animadas Ren and Stimpy e The Ripping Friends e de The Goddamn George Liquor Program, a primeira série animada feita com o Macromedia Flash, além de ser o fundador do estúdio de animação Spümcø. Kricfalusi em várias ocasiões foi creditado como Raymond Spum.1 . Ele é notado pela seu requintado estilo de desenho, seu extenso conhecimento sobre a forma de arte e seu uso de humor escatológico.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Por muitos anos, Kricfalusi (se pronuncia /Kris-Fá-Lú-Si/) trabalhou em desenhos animados de estúdios pequenos (o melhor de seus trabalhos nessa época, na opinião de Kricfalusi, foi o revival de Os Jetsons), antes de ter sido 'salvo' por volta do ano de 1985 pelo diretor Ralph Bakshi (com que Kricfalusi havia trabalhado durante dois breves períodos em 1981 e em 1983). Kricfalusi e Bakshi tentaram fazer um filme chamado Bobby's Girl, mas o projeto foi recusado pela Tristar. O primeiro trabalho finalizado de Kricfalusi foi a animação para o vídeo-clipe dos Rolling Stones Harlem Shuffle, de 1986. [1]. O projeto mais famoso de Kricfalusi enquanto trabalhava para Bakshi foi a série animada Mighty Mouse: The New Adventures, um revival do personagem Super Mouse da Terrytoons. Apesar de ter tido pouca longevidade, a série foi bastante influente, apresentando uma interpretação totalmente nova do personagem, contendo um humor mais bizarro. A série foi exibida pela CBS, mas após duas temporadas ela foi cancelada. John K. também trabalhou em outra série animada na mesma época, Galaxy High, desenvolvendo os visuais de alguns personagens.

Ao lado do colega Jim Smith, fundou seu estúdio, Spümcø, criando a controvesa série animada Ren & Stimpy. A série foi vendida para a Nickelodeon em 1988, mas após vários anos de disputas com os executivos do canal sobre censuras e conteúdo, Kricfalusi foi demitido da produção da série em 1992, deixando a produção da série nas mãos dos estúdios da Nickelodeon e da Games Animation.

Em 1996, John Kricfalusi criou a primeira série animada para Internet feita em Macromedia Flash, The Goddamn George Liquor Program. Em seguida, deu início à uma segunda série no mesmo formato, Weekend Pussy Hunt.

Desde então, Kricfalusi trabalhou em vários projetos, incluindo animações para internet, vídeo-clipes para Björk e Tenacious D, alguns curtas-metragem com personagens da Hanna-Barbera, como Zé Colméia e Jetsons, e uma série animada de pouca longevidade para a Fox Kids, The Ripping Friends. Mais recentemente, ele escrever, dirigiu e atuou em novos episódios de Ren & Stimpy para a Spike TV, canal que lhe permitiu uma liberdade artistítca muito maior, permitindo-lhe usar temas mais adultos e bizarros, incluindo uma polêmica alusão à sexo anal entre os dois personagens. No entanto, dos seis episódios produzidos, apenas três foram exibidos, e a série foi cancelada.

Devido ao seu profundo conhecimento sobre aspectos técnicos e históricos de desenhos animados clássicos, Kricfalusi foi convidado para fazer comentários em áudio para os volumes 2 e 3 da série de compilações de curtas-metragem animados clássicos da Warner Bros., Looney Tunes Golden Collection, além de conceder entrevistas encontradas entre os extras dos DVDs.

Em 13 de Fevereiro de 2006, Kricfalusi deu início ao seu blog, All kinds of stuff. Seu blog é conhecido pelo vasto número de informações a respeito da história da animação, dicas técnicas para animadores iniciantes e critícas à séries animadas modernas.

Em Setembro de 2006, seu vídeo-clipe animado para Close But No Cigar, de "Weird Al" Yankovic, foi incluído no lado DVD da versão DualDisc do álbum Straight Outta Lynwood. Ele também fez uma parodia em animação do logo da THX para o filme do Tenacius D, Tenacious D in: The Pick of Destiny, e um vídeo-clipe para a música Classico. Atualmente, ele está fazendo animação em flash para a Raketu, um serviço de mensagens instantâneas on-line. Também em 2006, ele dirigiu um segmento de Class of 3000 chamado Life Without Music.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.