John Leguizamo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Leguizamo
John Leguizamo
John Leguizamo no TriBeCa Film Festival (2010)
Nome completo John Alberto Leguizamo
Outros nomes Johnny Legs
Nascimento 22 de julho de 1964 (59 anos)
Bogotá
 Colômbia
Ocupação ator, realizador e comediante

John Alberto Leguizamo (Bogotá, 22 de Julho de 1964) é um comediante, ator e produtor colombiano.

Biografia

Nascido na Colômbia, Leguizamo foi com sua família quando esta emigrou para os Estados Unidos. Ele foi morar no Queens, Nova York. Na New York University assistiu e estudou sob o lendário treinador Lee Strasberg deliberando por apenas um dia antes Strasberg passadas. O extrovertido Leguizamo começou a trabalhar a comédia no circuito clube em Nova York e apareceu pela primeira vez na frente da câmera em um episódio de Miami Vice (1984). Seu primeiro filme foi uma pequena aparição em Mixed Blood (1985), e ele teve papéis menores em Acidentes de Guerra (1989) e Die Hard 2 (1990) antes de jogar um licor loja ladrão que brotos Harrison Ford em Relativamente Henry (1991) . Sua carreira começou realmente a subir depois de seu primeiro de taxas de desempenho no filme independente Hangin 'com o Homeboys (1991) como um adolescente nervoso a partir do Bronx para fora para uma noite em brightly lit Manhattan com seus amigos, de frente para a escolha da carreira permanecendo em um supermercado ou a posição ao largo da faculdade e descobrir que a garota que ele ama de longe não é o que ele pensava que ela estava.

O ano de 1991 também foi memorável por outras razões, como ele acertar o estádio com seu show Mambo boca (1991) (TV), no qual ele retratou Latino sete diferentes personagens. O espirituoso e incisiva show foi um hit esmagar e venceu o Obie e Outer Circle Award Críticos, e mais tarde foi filmado para a HBO, onde ele pegou um CableACE Award. Ele retornou para a etapa dois anos mais tarde com outra produção satíricas poking divertido em estereótipos Latino intitulado Spic-O-Rama (1993) (TV). Ele jogou em Chicago e Nova Iorque, e ganhou o Prêmio Drama Desk Awards e quatro CableACE.

Em 1995 ele criou e estrelou a série televisiva de curta duração "House of Buggin" (1995), um programa inteiramente latinoamericano com uma grande variedade de comediantes estrelando situações cotidianas. O show recebeu duas candidaturas ao Emmy, e os críticos manifestaram opiniões positivas, mas foi cancelada depois de apenas uma temporada. Leguizamo ainda se mantinha ocupado nos filmes, com aparições importantes em Super Mario Bros (1993). Em 1995 ao lado de Patrick Swayze e Wesley Snipes fez uma drag queen latina no filme Para Wong Foo, Obrigado Por Tudo! Julie Newmar, a história era em torno de três drag queens (Swayze, Snipes e Leguizamo) que viajam pelo interior dos Estados Unidos, quando o carro em que estão quebra e elas ficam encalhadas numa cidadezinha onde nada acontece. Romeo + Juliet (1996), Spawn (1997) e O Peste (1997). Em 1998, ele fez sua estréia na Broadway Freak (1998) (TV), um "demi-semi-quase-pseudo-autobiográfica" one-man show, que foi filmado por Spike Lee para a HBO.

Utilizando o seu talento vocal, ele dublou um rato em Dr. Dolittle (1998), e teve papéis na versão de Spike Lee de Verão de Sam (1999) como um mulherengo cheio de culpa, bem como o gênio da lâmpada em Arabian Nights (2000) (TV) e, como Henri de Toulouse Lautrec, em Moulin Rouge! (2001). Ele também dublou Sid na animação Ice Age (2002), co-estrelou ao lado de Arnold Schwarzenegger danos colaterais (2002). Dirigiu e estrelou no filme Undefeated (2003) (TV). Depois, Leguizamo estrelou no remake do hit John Carpenter Assault on Precinct 13 (2005) e em Terra dos Mortos (2005) de John Romero. Leguizamo tem sido considerado um expoente para o avanço da comunidade latina em Hollywood.

Em 2015 participou do clipe de uma música do Justin Bieber com a música "What do you mean?"

Filmografia

Prêmios

  • 1995: Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, por To Wong Foo, Thanks for Everything! Julie Newmar (indicado).

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre John Leguizamo