John Logie Baird
| Engenharia | |
|---|---|
Busto de John Logie Baird |
|
| Nacionalidade | |
| Nascimento | 13 de agosto de 1888 |
| Local | Helensburgh |
| Morte | 14 de junho de 1946 (57 anos) |
| Local | Bexhill |
| Actividade | |
| Campo(s) | Engenharia |
John Logie Baird FRSE (Helensburgh, 14 de Agosto de 1888 — Bexhill, 14 de Junho de 1946)1 foi um engenheiro escocês e o primeiro a construir um sistema de televisão viável.1
Em fevereiro de 1924 transmitiu imagens estáticas através de um sistema mecânico de televisão analógica. Em 30 de outubro de 1925 transmitiu as primeiras imagens em movimento. Em 26 de Janeiro de 1926 construiu o primeiro sistema de televisão viável1 . Em 1927 fundou a Baird Television Development Company, a qual em 1928 fez a primeira transmissão transatlântica de televisão, entre Londres e Nova York e também o primeiro programa de televisão para a BBC. Em 1931 realizou a primeira transmissão ao vivo.
Biografia[editar]
John Logie Baird nasceu a 14 de Agosto de 1888 em Helensburgh na costa oeste da Escócia1 . John era filho de um clérigo e teve problemas de saúde durante a maior parte da sua vida1 .
Os seus estudos em Glasgow foram interropidos pela Primeira Guerra Mundial1 .
Rejeitado como incapaz para o exército1 , atuou como um engenheiro superintendente de Clyde Valley Electrical Power Company1 . Quando a guerra terminou ele estabeleceu-se em negócios, com resultados variados1 .
Em seguida Jonh mudou para o sul de Inglaterra1 e aplicou-se na tentativa de construir uma televisão, um sonho de muitos inventores há vários anos1 .
John começou a fazer experiências para tentar criar uma televisão durante a década de 20, apesar de ter estado algo doente. Finalmente conseguiu em 1924 numa casa no Soho onde enviou uma imagem telvisionada a alguns metros de distância1 .
En 26 de Janeiro de 1926 Jonh ele deu a primeira demonstração duma verdadeira televisão diante de 50 cientistas1 .
Em 1927 demonstrou pela primeira vez a televisão a 438 milhas(700 quilómetros) de distância através da linha telefónica entre Glagow e Londres e formou a Baird Television Development Company(BTDC)1 . No ano seguinte a sua empresa fez a primeira transmissão trasântlatica entre Londres e Nova Iorque e a primeira transmissão até um navio no meio do Atlântico1 .
Em 1929 os Correios Alemães deram lhe as facilidades para desenvolver um sistema de televisão baseado no sistema mecânico por ele inventado, o único existente até à altura.1 .
Em 1930 som e imagem começaram a ser enviados em conjunto, inicialmente eram enviados alternadamente1 .
No entanto os sistemas mecânicos inventados por Baird rapidamente se tronaram obsoletos pois foram rapidamente desenvolvidos por Marconi nos Estados Unidos1 .
Embora tivesse investido mais em sistemas mecânicos, a fim de alcançar os primeiros resultados, Baird teve também explorando sistemas eletrônicos em uma fase inicial1 .
Por essa altura um comité de investigação da BBC, em 1935 pôs lado a lado o sistema de televisão de Baird, e a de Marconi de televisão totalmente eletrónica, que trabalhou em 405 linhas contras as 240 de Baird1 .
Baird morreu em 14 de Junho de 1946 em Bexhill-on-Sea em Sussex1 .
Referências
Bibliografia[editar]
Avril Price-Budgen, Martin Folly, People in History, Mitchel Beazley Publishers, 1988 - ISBN