John Lubbock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Lubbock
John Lubbock, 1.º Barão Avebury
Nascimento 30 de abril de 1834
Londres
Morte 28 de maio de 1913 (79 anos)
Broadstairs, Kent
Nacionalidade Flag of the United Kingdom.svg britânica
Ocupação banqueiro, político, filantropo, cientista, polímata
Prêmios Medalha Prestwich (1903)

O Muito Honorável John Lubbock, 1.º Barão Avebury PC FRS DCL LLD (Londres, 30 de abril de 1834 — Broadstairs, 28 de maio de 1913), conhecido por Sir John Lubbock, 4.º Baronete de 1865 até 1900, foi um banqueiro, político liberal, filantropo, cientista e polímata inglês.

Banqueiro vitoriano e visionário, vizinho e amigo de Charles Darwin, instigou reformas financeiras - chave, um membro liberal do Parlamento Britânico que apresentou a primeira legislação para proteção de monumentos antigos e férias em bancos (públicos), um botânico e entomologista com muitas publicações científicas em seu nome.

Escreveu sua obra prima que se tornaria um best-seller vitoriano e um livro didático padrão para quem se interessava pela história natural - Prehistoric Times, sua última edição (7a.) datando de 1913. Obra pioneira, uma das primeiras a rejeitar a cronologia bíblica que dizia que o mundo teria uns meros 6 mil anos: introduziu os termos paleolítico e neolítico, Velha e Nova Idades da pedra, hoje reconhecidas como períodos-chave do passado pré-histórico.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • After the ice - A global human history 20,000 - 5000 BC, Steven Mithen, Copyright, 2003
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.