John Mayer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Mayer

Mayer em 2007
Informação geral
Nome completo John Clayton Mayer
Nascimento 16 de outubro de 1977 (46 anos)
Origem Fairfield, Connecticut
País  Estados Unidos
Gênero(s)
Instrumento(s) Voz, guitarra, violão, piano, percussão, harmônica
Modelos de instrumentos Fender Stratocaster, Gibson ES-335

Fender telecaster, Martin Omjm

Período em atividade 1998 — presente
Gravadora(s) Aware
Columbia
Sony BMG
Afiliação(ões) John Mayer Trio
Página oficial johnmayer.com

John Clayton Mayer (nascido em 16 de outubro de 1977) é um músico americano. Originalmente de Bridgeport, ele estudou na Berklee College of Music antes de se mudar para Atlanta, Geórgia em 1997. Seus dois primeiros álbuns de estúdio, Room for Squares e Heavier Things, foram bem comercialmente, atingindo multi-platina. Em 2003, ele ganhou o prêmio Melhor Performance Vocal Pop Masculina no Grammy Award para "Your Body Is A Wonderland".

Mayer começou sua carreira tocando rock principalmente acústico, mas aos poucos começou uma transição para o blues em 2005, colaborando com artistas de renome blues como B.B. King, Buddy Guy e Eric Clapton, e por formar o John Mayer Trio. A influência do blues pode ser ouvido em seu álbum Continuum, lançado em setembro de 2006. No 49th Annual Grammy Awards, em 2007, Mayer ganhou o prêmio de Melhor Álbum Pop Vocal para Continuum e Melhor Performance Vocal Pop Masculina por "Waiting On The World To Change".

Biografia

Infância

Nascido em Bridgeport, Connecticut, Mayer, também conhecido por "John Genius Mayer", cresceu em Fairfield, Connecticut. Fez o colegial na Fairfield Warde High School e na Brien McMahon High School em Norwalk, Connecticut. No seu terceiro ano entrou no Center for Global Studies Abroad (na época conhecido como Center for Japanese Studies Abroad), um programa para estudantes do Condado de Fairfield estudarem japonês.

Mayer escutava música pop, mas somente aos treze anos que ele começou a tocar guitarra elétrica,sim quando um vizinho lhe deu uma fita de Stevie Ray Vaughan, Mayer descobriu o blues. Depois de dois anos praticando, ele começou a tocar em bares de blues e outros locais. No colegial ele estava em uma banda chamada Villanova Junction com Joe Beleznay, Tim Procaccini, e Rich Wolf.

Educação Musical e Início da Carreira

Depois de tocar guitarra por vários anos, Mayer entrou na Berklee College of Music em Boston, Massachusetts aos 19 anos. Ele logo percebeu que, ao invés de estudar música, seu maior interesse era escrever e tocar. Assim, decidiu abandonar os estudos e mudar para Atlanta, Geórgia. Lá, ele iniciou sua carreira de fato, rapidamente ganhando fama local nos cafés e bares da região.

Sucesso

Em 2003, ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina pelo lançamento em 2002 do compacto "Your Body Is A Wonderland" do disco Room for Squares. Em fevereiro de 2005, foi premiado em Performance Vocal Pop Masculina pela canção "Daughters" do disco Heavier Things. Os seus rivais ao título eram Elvis Costello, Josh Groban, Prince e Seal. Levou também para casa o Grammy de Canção do Ano que foi entregue aos compositores de "Daughters". Dedicou o prêmio à sua avó, Annie Hoffman, que havia falecido em maio de 2004. Em fevereiro de 2007, foi premiado em Melhor Interpretação Pop Masculina pela canção "Waiting On The World To Change" do CD Continuum. E ainda por Melhor Álbum Pop, com o CD Continuum. John Mayer fez turnê com várias bandas, incluindo Maroon 5, Guster, Counting Crows, The Wallflowers, e Teitur. Algumas de suas canções mais populares são "Gravity", "Bigger Than My Body", "No Such Thing" e "Your Body Is a Wonderland".

Apesar da fama de compositor sensível, é também um excelente guitarrista. Influenciado por Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan, aceitou um convite de Eric Clapton para tocar no Crossroads Guitar Festival.

John permite a gravação de áudio da maioria de seus shows, permitindo também a troca não-comercial destas gravações. Os detalhes legais estão aqui. Dá, assim, a chance aos fãs de recriar a experiência do show ao vivo, além de incentivar a interação entre os fãs. Estas trocas de gravações ajudaram a torná-lo mais conhecido no começo de sua carreira. Também recebeu um convite especial para um papel na série CSI: Crime Scene Investigation, no episódio: "Built to Kill 1" (Feito para Matar 1), 1º episódio da 7º temporada.

Na edição de 1 de Junho de 2004 da revista Esquire, Mayer começou uma coluna chamada "Music Lessons with John Mayer" (lições musicais com John Mayer). Cada artigo continha uma lição (umas mais técnicas do que outras) e sua visão a respeito de vários tópicos, tanto de interesse pessoal quanto popular. Em uma ocasião ele convidou os leitores a criar a melodia para letras "órfãs" que havia escrito.

Mudança de Estilo Musical entremeio a seus trabalhos

Em 2004, John trabalhou com o produtor e artista de hip hop Kanye West, aparecendo na canção "Go" do rapper Common e "Bittersweet" do próprio Kanye West. Quando foi questionado a respeito de sua presença na comunidade de hip hop e seu afastamento da música pop ele disse "Aquilo não é mais música no momento. Por isso, para mim, hip hop é o que o rock costumava ser."[1]

Foi mais ou menos nessa época que ele começou a mostrar mudanças em seus interesses musicais, anunciando que ele estava "fechando a loja de sensibilidade acústica." Em 2005 ele iniciou uma série de colaborações com artistas de blues, incluindo Buddy Guy, BB King, Eric Clapton e o artista de jazz John Scofield. Ele fez turnê como o pianista Herbie Hancock que incluiu um show no Bonnaroo Music Festival em Manchester, Tennessee.

Ainda no mesmo ano, John formou o John Mayer Trio com o baixista Pino Palladino e o baterista Steve Jordan, quem ele conheceu em sessões de estúdio anteriores. O Trio toca uma combinação entre blues e rock. Em novembro de 2005 eles lançaram um disco ao vivo chamado "TRY!". O primeiro compacto, "Who Did You Think I Was?" faz referência à decisão de John de se afastar da música pop acústica. Em outubro de 2005 o John Mayer Trio abriu para os Rolling Stones em uma turnê deles cujos ingressos foram esgotados.

O novo disco de John, "Continuum", lançado em setembro de 2006, foi produzido pelo próprio John Mayer, juntamente com o baterista do trio, Steve Jordan. Este novo disco continua no estilo de seu lançamento com o trio, combinando sua característica música pop com a sensação, som, groove e sensibilidade do blues. Algumas faixas do disco do trio, "Try! Live In Concert", foram lançadas no "Continuum" (mas com "um pouco mais de John") incluindo "Vultures" e "Gravity", além de uma versão cover da canção Bold as Love, originalmente gravada por Jimi Hendrix. "Continuum" estreou já na 2ª posição da Billboard e "Waiting On The World To Change" foi a 3ª canção mais comprada da iTunes Store na semana de seu lançamento.

Em novembro de 2009, John Mayer lançava seu quarto álbum de estúdio: Battle Studies pela Columbia Records nos Estados Unidos. A produção para o álbum ocorreu durante fevereiro a agosto de 2009 nos estúdios de gravação em Calabasas, Califórnia, Capitol Studios em Hollywood, e The Village, em West Los Angeles, Califórnia, sendo efetuada por Mayer e Steve Jordan. O álbum estreou em primeiro na US Billboard 200, vendendo 286 mil cópias em sua primeira semana (embora na liberação de singles como 'Who Says' e 'Heartbreak Warfare' tenham tido modestas colocações nas paradas de sucesso antes do lançamento do álbum). Após ser lançado, este alcançou sucesso de vendas em vários outros países e produziu singles que atingiram algum sucesso nas paradas, como 'Perfectly Lonely', 'Half of My Heart', 'Who Says' e 'Heartbreak Warfare'; essas últimas muito divulgadas nos shows de promoção do álbum durante a turnê entre 2009 e 2010 do próprio álbum. Após a sua liberação oficial, Battle Studies recebeu críticas positivas da maioria dos críticos de música, sendo disco de platina pela Recording Industry Association of America e já vendeu 880 mil cópias nos Estados Unidos. John Mayer explicou o título do álbum - "O álbum se chama Battle Studies porque ele incorpora várias lições e observações, além de alguns conselhos. [Ele] é como um manual, um manual para os corações partidos." e também definiu-o como sendo "um passo adiante na direção de um som extremamente experimental para o homem que ficou conhecido por sua sensibilidade lírica e suas batidas de blues", caracterizando como "o próximo capítulo na história sobre quem eu sou".

Após quase 3 anos parado entremeio à gravação do novo álbum e devido a complicações causadas por um granuloma localizado em suas cordas vocais, boatos diziam que o lançamento de seu novo álbum seria em outubro de 2011, mas em 16 de setembro do respectivo ano, Mayer postou em seu blog que o disco estava sendo adiado devido aos granulomas descobertos em sua garganta. Apesar disso, ele já havia avisado em seu blog que apesar do "revés temporário", a gravação e mixagem foi totalmente concluída, exceto por algumas faixas vocais. Ele contou em seu blog: "Eu fiz um monte de terapia, como anti-refluxo ácido, e não funcionou. Então entrei em repouso vocal. Sem álcool. Sem comida picante. Sem falar. Em quase todo o mês de setembro eu não estava falando com ninguém: eu usava um teclado Bluetooth que tenho, e alguém tinha que ter um iPad para ler o que escrevo. Tinha de apontar para menus de restaurantes. As pessoas olham para mim como se eu fosse louco". Já em 20 de outubro de 2011, Mayer atualizou seus fãs sobre o tratamento de seu granuloma em seu blog, anunciando que passou por uma cirurgia na tarde do mesmo dia para removê-los e que "estaria em repouso vocal completo por um mês ou mais", durante o qual ele viajou pelo país. Então, em 22 de maio de 2012, foi lançado o quinto álbum de estúdio de John Mayer: Born and Raised. Teve a música 'Shadow Days' como primeiro single, lançado em 27 de fevereiro de 2012, no próprio blog do cantor, sendo disponibilizado para compra como um download digital no dia 6 de março de 2012. O segundo single, "Queen of California", foi mostrado na rádio Hot AC em 13 de agosto de 2012, tendo seu vídeo oficial da música "Queen of California" lançado em 30 de julho de 2012. O terceiro single, "Something Like Olivia", impactou na Triple A rádio em 5 de novembro de 2012. Este álbum marcara o retorno de John Mayer aos olhos do público. Born and Raised marca ainda outra mudança no estilo musical de Mayer, incorporando elementos musicais folk e Americana que levam influências de Bob Dylan, Neil Young, David Crosby e Graham Nash. A revista American Songwriter exclama que "Mayer aproxima 'Born and Raised' como um ator de método, mergulhando de cabeça em seu novo som - uma mistura de folk de Canyon Laurel e Califórnia country-rock", elogiando as habilidades técnicas de Mayer, assim como Don Was no trabalho de produção. Born and Raised recebeu críticas positivas da maioria dos críticos, alguns caracterizando-o como "o seu melhor álbum até à data". Born and Raised é o terceiro álbum de John Mayer que estreou em primeiro lugar no Billboard 200 nos Estados Unidos, vendendo 219 mil unidades em sua primeira semana, sendo primeiro lugar nas paradas do Canadá e em quarto lugar no Reino Unido. A turnê do álbum iniciou apenas em 6 de julho de 2013 na cidade Milwaukee, estado do Wisconsin.

Já em 2 de maio de 2013, foi feito pelo próprio Mayer, através de sua conta oficial na rede social Tumblr, que estava produzindo um novo álbum: Paradise Valley. Ele escreveu em seu Tumblr "Novo álbum nesse verão...", explanando que não seria um adicional/complemento de Born and Raised mas "...um novo conjunto de canções para renovar tudo para o verão de 2013." Segue a publicação: "Eu tenho aquela voracidade que sempre precede algo significativo". John Mayer concedeu uma entrevista à Billboard meses antes, onde afirmou que estava trabalhando em um tipo de country que definiu como "aberto e ácido", onde revelou que as inspirações para as novas composições era estar "compondo canções para o palco - que podem durar 15 minutos se você quiser, ou apenas 5". Paradise Valley é o sexto álbum de estúdio de Mayer. Derivado do blues rock, o material será produzido ainda por Don Was e terá sua divulgação realizada durante a Born and Raised World Tour. O primeiro single (e também a primeira faixa do álbum) é "Paper Doll", lançado em âmbito mundial no dia 18 de junho de 2013. No mesmo dia, um lyric vídeo com a participação da criadora do prancercise (exercício físico que imita os trotes de um cavalo) Joanna Rohrback foi postado no canal oficial do cantor no YouTube. Além do lyric vídeo, Mayer divulgou a capa e a data de lançamento do disco, que ficou marcada para 13 de agosto do mesmo ano, através da gravadora Columbia Records. A faixa foi bem recebida pela crítica contemporânea, estreando na posição de número 77 da Billboard Hot 100. Visto o apoio de sua legião de fãs nas redes sociais com a hashtag #MayerIsBack, Mayer começou a partilhar os bastidores da gravação do álbum para o seu público através das redes sociais, como alguns vídeos mostrando o processo de gravação, assim como fotos. O material foi gravado simultaneamente ao anúncio de uma nova turnê mundial, iniciando em julho e contará com as participações de Phillip Phillips e do grupo Needtobreathe. No dia 1º de julho, a lista de faixas contida no álbum foi divulgada.

Primeira vinda ao Brasil: Show no Anhembi e Rock in Rio

No dia 25 de Janeiro de 2013, John Mayer foi confirmado como uma das atrações do dia 21/09 do Rock in Rio.[1]

Seu primeiro show no Brasil, porém, foi no dia 19/09, no Anhembi, em São Paulo. Seu show, que recebeu um público de 35.000 pessoas, teve duração de 2 horas e meia.

Dois dias depois, o tão aguardado show no Rock in Rio. Como não era a atração principal da noite, o setlist do show foi curto.[2]

No domingo, dia 22/09, Mayer foi ao Maracanã assistir a partida "Botafogo 1 x 2 Bahia", válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.[3]

Discografia

Ver artigo principal: Discografia de John Mayer
Álbuns de estúdio

Outros desafios

Prêmios e indicações

Equipamento

Violão:

Guitarras:

Amp

(Referência: http://www.acousticguitar.com/) (em inglês)

Referências

  1. g1.globo.com/ Rock in Rio anuncia o cantor e guitarrista John Mayer
  2. virgula.uol.com.br/ Rock in Rio 2013: John Mayer passa como um furacão em show eletrizante
  3. sportv.globo.com/ Após apresentação no Rock in Rio, John Mayer vê jogo no Maracanã

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons

Predefinição:Singles de John Mayer