John Meyendorff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

John Meyendorff (17 de fevereiro de 192622 de julho de 1992) foi um académico ortodoxo, escritor e professor. Nascido na nobreza russa como Ivan Feofilovich Baron von Meyendorff (Иван Феофилович барон фон Мейендорф), ficou conhecido como Jean Meyendorff durante a sua vida em França.

Fr John Meyendorff aposentou-se como Deão do Seminário de São Vladimir em 30 de junho de 1992. Poucas semanas depois, em 22 de julho de 1992, faleceu de cancro do pâncreas.

O seu filho Paul Meyendorff (n. 1950), é presentemente Professor de Teologia Litúrgica no Seminário de São Vladimir. As obras de Meyendorff incluem ensaios e textos críticos, além de traduções do teólogo bizantino Gregório Palamas (1959), e vários livros sobre teologia.

Algumas obras suas:

  • L'église orthodoxe : hier et aujourd'hui, Paris 1960.
  • L'orient chrétien et l'essor de la papauté. L'Église de 1071 à 1453, Paris 2001.
  • Orthodoxie et catholicité, Paris 1965.