John Newton (engenheiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Newton
John Newton (ACW).jpg
General John Newton
Nascimento 25 de agosto de 1822
Norfolk, Virgínia
Morte 1 de maio de 1895 (72 anos)
Nova Iorque
País  Estados Unidos
US flag 34 stars.svg União
Força Exército dos Estados Unidos
Exército da União
Anos em serviço 1842-1886
Hierarquia Union army brig gen rank insignia.jpg Brigadeiro-general
Comandos I Corpo de exército
Chefe dos Engenheiros
Batalhas/Guerras Guerra de Secessão
Outros Serviços Comissário de Obras Públicas,
Cidade de Nova Iorque (1886–88)
Presidente, Ferrovia do Panamá (1888–95)

John Newton (Norfolk, 25 de agosto de 1822 - Nova Iorque, 1 de maio de 1895) foi um oficial engenheiro de carreira no Exército dos Estados Unidos, um general da União na Guerra de Secessão, e Chefe do Corpo de Engenheiros.

Juventude[editar | editar código-fonte]

Newton nasceu em Norfolk, Virgínia, uma cidade que seu pai representou no Congresso dos Estados Unidos por trinta e um anos. Foi o segundo colocado da turma de 1842 na Academia Militar dos Estados Unidos e foi designado para servir no Corpo de Engenheiros. Ensinou Engenharia na Academia Militar (1843-1846) e construiu fortificações ao longo da costa atlântica e dos Grandes Lagos (1846-1852). Foi membro do conselho especial de defesa da Costa do Golfo (1856) e Chefe dos Engenheiros, Expedição de Utah (1858).

Guerra de Secessão[editar | editar código-fonte]

Apesar de ter nascido na Virgínia, Newton não seguiu Robert Edward Lee, e se manteve firme na União. Newton ajudou na construção das defesas de Washington e comandou uma brigada na Campanha da Península. Na Campanha de Maryland, em South Mountain, liderou um ataque de baionetas, que resultou na tomada da posição inimiga, e também combateu na batalha de Antietam.

Como comandante de divisão no VI Corpo de exército, participou da batalha de Fredericksburg. Depois daquela derrota desastrosa, ele e outros generais viajaram para ver o presidente Abraham Lincoln e informou-o de sua falta de confiança no comandante do Exército do Potomac, o major-general Ambrose Burnside. Esta foi uma das causas da exoneração de Burnside em janeiro de 1863, mas ela também prejudicou a carreira de Newton; sua nomeação para major-general em 30 de março de 1863, foi retirada no ano seguinte, quando soube-se de seu envolvimento.

Na batalha de Chancellorsville, Newton foi ferido em Salem Church. Em Gettysburg, substituiu no comando do I Corpo de exército, o major-general John Reynolds, morto em combate e conduziu-o através da defesa de Pickett's Charge. Manteve o comando do I Corpo de exército até o Exército do Potomac ser reorganizado em 1864 para a Campanha Overland do tenente-general Ulysses S. Grant. O I Corpo de exército foi dissolvido, e Newton foi enviado para o Exército do Cumberland.

Na Campanha de Atlanta, Newton comandou a 2ª Divisão, IV Corpo de exército, sob o comando do major-general George Henry Thomas. Serviu sob o comando de William Tecumseh Sherman, que o considerava muito. Na batalha de Peachtree Creek, ele impediu um perigoso movimento confederado contra Sherman e suas obras de engenharia, rapidamente construídas, permitiram-lhe contra-atacar os confederados, uma vitória que impulssionou sua carreira militar.

Após a captura de Atlanta, Newton deixou o serviço militar ativo e comandou o Distrito de Key West e as Tortugas do Departamento do Golfo de 1864 até 1866. Sua última campanha resultou em uma derrota na batalha de Natural Bridge, na Flórida, em março de 1865, que permitiu temporariamente aos confederados manter o domínio sobre a capital do estado.

Carreira pós-guerra[editar | editar código-fonte]

De retorno ao Corpo de Engenheiros, Newton supervisionou as melhorias realizadas às vias navegáveis ​​em torno de Nova Iorque e no rio Hudson acima de Albany. Ele também tinha o encargo das defesas do porto de Nova Iorque até que foi nomeado Chefe dos Engenheiros em 1884. Ficou famoso por explodir a rocha de Hell Gate, em Nova Iorque, com 140 toneladas de dinamite em 10 de outubro de 1885. Aposentou-se do Exército em 1886 e serviu como Comissário de Obras Públicas, na cidade de Nova Iorque (1886-1888), e como Presidente da Ferrovia do Panamá (1888-1895). Morreu em Nova Iorque e está sepultado no West Point Cemetery.

Em 1899, o Corpo de Engenheiros deu seu nome a um barco a vapor com rodas de pás; o barco foi usado mais tarde como o Minnesota Centennial Showboat até sua destruição por um incêndio em 2000.

Referências


Comandos Militares
Precedido por
Abner Doubleday
Comandante do I Corpo de exército
2 de julho de 1863 – 12 de março de 1864
Sucedido por
James S. Wadsworth
Precedido por
James S. Wadsworth
Comandante do I Corpo de exército
14 de março de 1864 – 24 de março de 1864
Sucedido por
nenhum
Precedido por
Horatio Wright
Chefe dos Engenheiros
1884–1886
Sucedido por
James Chatham Duane