John Rzeznik

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Rzeznik
Goo goo dolls slide.JPG
John Rzeznik atuando em 2007
Informação geral
Nome completo John Joseph Theodore Rzeznik[1]
Nascimento 5 de Dezembro de 1965 (49 anos)
Origem Buffalo, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock, Rock alternativo, grunge
Instrumento(s) Guitarra
Período em atividade 1986 - presente
Outras ocupações cantor, compositor, guitarrista,
Gravadora(s) Metal Blade Records
Warner Music
Warner Bros. Records
Afiliação(ões) Goo Goo Dolls
Página oficial GooGooDolls.com

John Joseph Theodore Rzeznik (Buffalo - Nova Iorque, 5 de dezembro de 1965) é um cantor, compositor, guitarrista e às vezes produtor norte americano. Ele é melhor conhecido como o líder da banda de rock Goo Goo Dolls, da qual ele é membro fundador e com a qual ele gravou oito álbuns em estúdio.

Seus pais se chamavam Joseph e Edith Rzeznik, Johnny era o caçula de cinco irmãos. Joseph era funcionário dos correios e Edith professora escolar, e ambos eram músicos, tocavam clarinete e flauta respectivamente. Joseph morreu aos 55 anos por complicações alcoólicas quando Johnny tinha 15 anos e, um ano depois, sua mãe teve um ataque cardíaco e também faleceu. Após perder seus pais, suas irmãs mais velhas, Phyllis, Fran, Glad e Kate, foram quem lhe deram suporte.[1]

Durante esse período, Johnny começou a tocar guitarra por hobby. Não demorou muito e a vontade de formar uma banda surgiu, daí nasceu o "Sex Maggots", que mais tarde viria a se chamar Goo Goo Dolls. Inicialmente, a banda não conseguiu muito sucesso.

Johnny se casou em 1993 com a modelo Laurie Farinacci, o casamento não deu certo e eles se separaram em 1997.[1] Logo depois ele conheceu Adrienne Frantz, com quem namorou até 2005. Hoje Johnny namora Melina Gallo.

Alguns produtores musicais ouviram a música "Name", e pediram que eles escrevessem uma música para o filme que seria lançado e que se chamaria "Cidade dos Anjos". Eles chamaram a canção de "Íris", que acabou sendo o maior sucesso. A música foi introduzida no álbum "Dizzy Up the Girl".

Johnny Rzeznik também compôs e interpretou uma canção para o filme Treasure Planet (Planeta do Tesouro) da Disney, chamada "I'm Still Here". Johnny também apareceu na série Charmed com a banda Goo Goo Dolls, cantando na "P3", boate de Piper Halliwell(vivida por Holly Marie Combs). É o episódio 19 da segunda temporada e se chama Ex-Libris. Ainda estava na época que Prue Halliwell (Shannen Doherty) estava viva e continuou viva até a 3ª temporada, até no último episódio, ser morta pelo demônio Shax, na tentativa de salvar um inocente, Shax foi enviado pela fonte do mal para matar com as "Encantadas" ("Charmed Ones"). Depois disso, da 4ª a 8ª temporada, Prue foi substituída por Paige Matthews, interpretada por Rose McGowan.

Influências[editar | editar código-fonte]

A maioria das músicas que Rzeznik ouviu enquanto crescia foi influenciada por suas irmãs, e composta principalmente de clássicos do rock como The Beatles, The Rolling Stones e The Kinks. O mais novo dos seus quatro irmãos gostava de música punk e Rzeznik começou a se interessar por bandas como os Sex Pistols e The Clash. Rzeznik atribui o seu dom para a melodia para ouvir bandas como Kiss, Cheap Trick, e Rush. Rzeznik também cita Paul Westerberg como uma influência "óbvia" a sua música.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Suas irmãs mais velhas chamam-se Phyllis, Fran, Contentes e Kate.[1]
  • Johnny tem 1,83 metros de altura.[1]
  • Rzeznik significa "açougueiro" em Polaco.[2]
  • Em 2004, o Fashion Rocks! realizou um dueto da versão de "Íris", em que Johnny canta com Avril Lavigne.

Referências

  1. a b c d e http://www.imdb.com/name/nm1018844/bio biografia
  2. English Polish Dictionary. Visitado em 31/10/2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]