John Sentamu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
John Sentamu
Arcebispo de York
Nome completo John Tucker Mugabi Sentamu
Nascimento 10 de junho de 1949
Campala, Uganda
Residência Bishopthorpe Palace, Iorque
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Progenitores Mãe: Ruth Walakira
Pai: John Walakira
Cônjuge Margaret Sentamu (1973 - )
Ocupação Bispo da Igreja de Inglaterra
Religião Anglicano

John Tucker Mugabi Sentamu (Campala, 10 de junho de 1949) é o 94º Arcebispo de York e Primaz da Inglaterra, sendo portanto o 2º mais importante clérigo da Igreja de Inglaterra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sentamu nasceu em 1949 em um vilarejo nas proximidades de Campala, Uganda; sendo o terceiro de treze filhos. Estudou direito na Universidade Makerere, em Campala, e trabalhou como advogado na Suprema Corte de Uganda. Em 1973 casou com Margaret.[1] Por provocar o ditador Idi Amin, Sentamu esteve preso durante 90 dias e apenas três semanas após seu casamento. Assim que foi liberto, viajou para a Inglaterra e cursou Teologia no Selwyn College, em Cambridge; foi ordenado sacerdote em 1979. Sentamu trabalhou como capelão assistente no Selwyn College e como vigário em várias capelas das redondezas de Cambridge antes de sua consagração como Bispo de Stepney, que se deu em 1996. Durante este mesmo período, serviu como conselheiro no Caso Stephen Lawrence, que abalou a sociedade britânica.

Em 2002, Sentamu foi elevado a Bispo de Birmingham pelo Arcebispo Rowan Williams, que acredita em seu potencial como líder religioso. Em 2005, Sentamu se tornou presidente da Juventude para Cristo (Youth for Christ) e da Associação Cristã de Moços. Foi transferido para a Diocese de York em 17 de junho de 2005.[2]

Referências

  1. "Proud Archbishop of York conducts his own daughter's wedding ceremony", The Daily Mail, 18 December 2009. Página visitada em 30 April 2011. (em inglês)
  2. "New Archbishop of York appointed", BBC News, 17 June 2005. Página visitada em 12 de Agosto de 2006. (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.