John Spencer, 3.º Conde Spencer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Spencer
Conde Spencer
O Honorável
Visconde de Althorp
John Spencer, 3.º Conde Spencer
Lord Spencer como Chanceler do Tesouro por Henry Pierce Bone
Nascimento 30 de maio de 1782
  Spencer House, Londres
Morte 1 de outubro de 1845 (63 anos)
  Wiseton Hall, Nottinghamshire
Nome completo John Charles Spencer
Cônjuge Esther Acklom (1788-1818)
Pai George Spencer, 2.º Conde Spencer
Mãe Lady Lavinia Bingham

John Charles Spencer, 3.º Conde Spencer (30 de maio de 17821 de outubro de1845), conhecido durante o tempo de vida de seu pai como Visconde Althorp, foi um estadista inglês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

John Charles Spencer nasceu em Spencer House, Londres, no dia 30 de maio de 1782. Seu pai, George Spencer, 2.º Conde Spencer, tinha servido nos ministérios de William Pitt, o Novo, de Charles James Fox e de Lord Grenville, e foi o Primeiro Lorde do Almirantado (1794-1801). Sua mãe, Lady Lavinia Bingham (17621831), era filha de Charles Bingham, 1.º Conde de Lucan.

Em 1800, depois de estudar em Harrow School, ele foi para Trinity College, na Universidade de Cambridge. Em Cambridge, John Charles dedicou-se por algum tempo a estudos matemáticos, mas passava a maior parte do tempo caçando ou cavalgando.

Em 1804, ele entrou para o parlamento como um membro pela cidade de Okehampton em Devon. Desocupou sua cadeira em 1806, para contestar a Universidade de Cambridge contra Lord Henry Petty e Lord Palmerston (quando ele estava desesperadamente derrotado), mas ele foi eleito no mesmo ano por St Albans e apontou um Lord of the Treasury.

Na eleição geral em novembro de 1806, Spencer foi eleito por Northamptonshire e continuou no parlamento pelo condado até suceder o título de seu pai. Pelos anos seguintes à sua palestra, Lord Althorp ocasionalmente falou em debates e sempre do lado do Liberalismo, mas entre 1813 e 1818 ele raramente foi à Câmara dos Comuns. Sua ausência devia-se parcialmente ao fato de que era inútil combater a vontade do ministério Tory, mas particularmente ao seu casamento, em 14 de abril de 1814, com Esther, única filha de Richard Acklom de Wiseton Hall, Northamptonshire, que morreu ao dar à luz um bebê morto em 1818.

Em 1819, John Charles, em seu retorno à vida política, insistiu em estabelecer uma côrte mais eficiente, esperando a recuperação de pequenos débitos; e ele viu tais reformas concluídas em 1825. Durante grande parte do reinado de Jorge IV, os Whigs perderam sua legítima influência no estado, por causa de sua necessidade de coesão, mas esse defeito foi logo remediado em 1830 quando Lord Althorp foi escolhido o seu líder na câmara baixa, e sua capacidade para a posição foi provada por experiência. No governo de Lord Grey, Althorp foi Líder da Câmara dos Comuns e Ministro da Economia (Fazenda e Planejamento). Spencer foi servindo de meio no sucesso das medidas do governo. Ao lado de Lord John Russell, ele fez uma campanha, realizando mais de vinte palestras, para por em circulação o Ato de Reforma de 1832, que fez mudanças no sistema de eleições da Grã-Bretanha, e geralmente é considerado o criador dessa vitória.

Depois da dissolução de 1833, o governo Whig lentamente decaiu e ficou mais fraco com a promoção de Lord Althorp para a Câmara dos Lordes, seguida da morte de seu pai em 1834. O novo Lorde Spencer abandonou os cuidados do ofício e retornou à vida rural com puro deleite. A agricultura passou a ser seu principal interesse. O conde tornou-se o primeiro presidente da Royal Agricultural Society, fundada em 1838, e um notável criador de gado. Ele morreu sem deixar filhos em Wiseton no dia 1 de outubro de 1845. Seu irmão, Frederick Spencer, tornou-se o quarto Conde Spencer.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Henry Goulburn
Ministro da Economia
1830–1834
Sucedido por
Sir Robert Peel
Precedido por
Sir Robert Peel
Líder da Casa dos Comuns
1830–1834
Sucedido por
Lord John Russell
Precedido por
George Spencer, 2º Conde Spencer
Conde Spencer
Sucedido por
Frederick Spencer, 4º Conde Spencer