John Spencer-Churchill, 7.° Duque de Marlborough

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Spencer-Churchill, 7.° Duque de Marlborough

John Winston Spencer-Churchill, 7.° Duque de Marlborough (2 de junho de 1822 - 4 de julho de 1883) foi um nobre e estadista britânico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Garboldisham Hall, em Norfolk, John Spencer-Churchill era o filho mais velho do 6.° Duque de Marlborough, e de sua esposa, Lady Jane Stewart.

Foi educado em Eton College e em Oriel College, na Universidade de Oxford. Ele serviu como Lorde Presidente do Conselho no governo de Smith-Stanley (1867-1868) e no governo de Benjamin Disraeli, de 1868. Em 1874, recusou se tornar Lorde-tenente da Irlanda, mas deteve esse mesmo cargo de 1876 até 1880.

Spencer-Churchill começou uma série de vendas das coleções de arte e de jóias de sua família, a qual foi continuada por seu filho mais velho. Em 1868, foi investido cavaleiro da Ordem da Jarreteira.

O Duque de Marlborough morreu de uma doença cardíaca aos sessenta e um anos, e seu corpo foi enterrado na capela do Palácio de Blenheim.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

No dia 12 de julho de 1843, em Londres, Spencer-Churchill casou-se com Lady Frances Anne Emily Vane, a única filha de Charles Stewart, 3.° Marquês de Londonderry. Eles tiveram onze filhos:

Um de seus filhos, Lorde Randolph Churchill, foi um proeminente político conservador e o pai de Sir Winston Churchill.

Títulos[editar | editar código-fonte]