John Stewart (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lanterna Verde
Lanterna Verde (John Stewart) por Jim Lee.jpg

Arte de Jim Lee
Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Green Lantern (vol. 2) #87

(Dezembro de 1971)

Criado por Dennis O'Neil
Neil Adams
Características do personagem
Alter ego John Stewart
Afiliações Guardiões do Universo
Tropa dos Lanternas Verdes
Liga da Justiça
Darkstars
Codinomes conhecidos Darkstar
Habilidades O mesmo da Tropa dos Lanternas Verdes.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

John Stewart é um personagem de quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. Ele é um membro terrestre da Tropa dos Lanternas Verdes e recentemente, também da Liga da Justiça. Ele também é o único Lanterna Verde terrestre negro. Não tendo muito destaque nos quadrinhos, ganhou popularidade graças à série animada da Liga da Justiça, no qual é o Lanterna Verde principal.

Histórico[editar | editar código-fonte]

John Stewart se tornou um personagem importante e recorrente no mito dos Lanterna Verde dentro do Universo DC. Ele estrelou o curta spin-off no quadrinho Green Lantern: Mosaic, da qual a DC publicou 18 edições entre junho de 1992 e Novembro de 1993. Além disso, ele era o personagem principal em Green Lantern (vol. 2) das edições # 182 a # 200, quando Hal Jordan renunciou a seu lugar na Tropa (1984-1986).

Ele é o segundo Lanterna Verde a não usar uma máscara. Ele é um dos primeiros super-heróis negros fantasiados da DC Comics. Embora inicialmente fosse desconhecido para os não-leitores dos quadrinhos, seu perfil foi destacado significativamente desde que foi caracterizado como um dos personagens principais do desenho animado Liga da Justiça de 2001 até 2004. Ele continuou a aparecer na sequência da série 2004-2006, Liga da Justiça Sem Limites. Em 2007, John Stewart é destaque na DC no quadrinho semanal Justice League of America, se tornando Lanterna Verde e, recentemente, juntando-se à Tropa dos Lanternas Verdes.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

John Stewart é um arquiteto e um veterano da Marinha dos EUA que foi escolhido pelos Guardiões como substituto de Hal Jordan, depois que Guy Gardner ficou gravemente ferido num desastre. Embora Jordan se opusesse depois de ver que Stewart tinha uma atitude beligerante para as figuras de autoridade, os Guardiões estavam com a sua seleção. Para Jordan, a primeira missão de Stewart começou mal, com a atribuição de proteger um político racista e Stewart aproveitou de evitar um acidente de embaraçá-lo no processo. No entanto, Stewart logo provou o seu valor quando o assassino atirou no político, mas Stewart recusou a se intervir com Jordan para se mover em resposta ao ataque. Stewart tinha boas razões para este abandono aparente do serviço quando parou um pistoleiro de matar um policial no estacionamento exterior ao evento, enquanto Jordan estava perseguindo um chamariz. Quando Jordan confrontou Stewart sobre suas ações, Stewart explicou que o político tinha encenado para proveito político. Com essa aventura, Jordan concluiu que Stewart era um recruta excelente depois de tudo. Por algum tempo, Stewart ocasionalmente preencheu o espaço por ele, como Lanterna Verde, quando Jordan não estava disponível, incluindo algumas missões da Liga da Justiça. Depois de Jordan desistir de ser o Lanterna Verde nos anos de 1980, os Guardiões selecionaram Stewart para o serviço em tempo integral. Stewart encheu esse papel há alguns anos, período durante o qual ele se casou com Katma Tui, a Lanterna Verde do planeta Korugar que foi inicialmente atribuído a John de ter o uso de seu anel. Kat e John serviram juntos na Tropa dos Lanternas Verdes da Terra junto com Hal Jordan, Arisia, Kilowog, Salaak, e outros exóticos Lanternas Verdes. Depois de se tocar que John era impotente através dos regimes de Sinestro, Katma Tui foi assassinada nas mãos da insana Estrela Safira, e a vida de Stewart começou a desandar. Primeiro, ele foi falsamente acusado de matar Carol Ferris, o ego de Estrela Safira, e em seguida falsamente acusado de roubo por Namíbia Sul (No DCU, uma nação fictícia semelhante a África do Sul da era do Apartheid). Preso e torturado no sul da Namíbia por semanas, John se libertou com seu anel de idade, agora, graças a realimentação dos esforços de Hal Jordan. Como resultado, John inadvertidamente libertou tanto um assassino serial e um terrorista. Quando Jordan confrontou John sobre suas ações, os dois amigos chegaram de fato a uma conclusão; até que John percebeu que os "revolucionários" que ele tinha auxiliado para libertar, estavam destinados a assassinar civis inocentes.

Odisséia Cósmica[editar | editar código-fonte]

Posteriormente, John deixou a Terra para ir ao espaço, onde participou do evento da minissérie Odisséia Cósmica, e não conseguiu impedir a destruição do planeta Xanshi por um avatar da Equação Antivida. O incidente lhe valeu a ira de J'onn J'onzz, o Caçador de Marte, que estava com ele na época. Esta série de tragédias deixou John quebrado, arrasado, à beira do suicídio e criou a vilã conhecida como Fatalidade. J'onn J'onzz, desde então, pelo menos civilmente, perdoou ele.

Lanterna Verde: Mosaico[editar | editar código-fonte]

John finalmente foi perdoado por seus erros do passado ​​e cresceu em ser um forte herói, e mais complexo quando se tornou o guardião do "Mundo Mosaico ", um mosaico de comunidades de vários planetas que tinham sido trazidos para Oa por um Guardião louco que invadiu a mente de John. Apesar de amargo e soturno na sua missão em primeiro lugar, ele superou isso e, usando o seu intelecto formidável e talento para o pensamento não convencional, Stewart forjou o Mosaico em uma nova sociedade e, eventualmente, se tornou o primeiro mortal Guardião do Universo, conhecido como o Mestre Construtor. Como a sua recompensa para este novo nível de consciência, John foi reunido com sua falecida esposa, Katma Tui. No entanto, a tragédia se abateu mais uma vez e Hal Jordan, possuído por Parallax, destruiu os Guardiões e a Bateria Central, roubando John de seus novos poderes e de sua esposa ressuscitada.

Darkstars e Além[editar | editar código-fonte]

Na sequência de "Crepúsculo Esmeralda" e do colapso da Tropa dos Lanternas Verdes, Stewart foi recrutado pelos controladores para comandar a Darkstars, uma outra força de paz interestelar. Usando os novos recursos em seu comando, Stewart evacuou as cidades do mosaico de OA antes de sua destruição e serviu com distinção a Darkstars até que ele foi prejudicado na batalha com Grayven no planeta Rann. Stewart finalmente recuperou o uso das pernas como um presente de despedida de Jordan antes de Jordan se sacrificar para destruir a Sun-Eater durante o enredo de 1996 "The Final Night". Como resultado da cura de Jordan, ele começou a apresentar rajadas aleatórias de energia de suas mãos que ele foi capaz de usá-las em três ocasiões diferentes. Embora tivesse inicialmente recusado um novo anel de Lanterna Verde meses antes, ele acabou aceitando uma nova confiança a Kyle Rayner por um tempo que ficou perdido depois de Hal Jordan, e juntou-se à Liga da Justiça para o preenchimento de Rayner como ele teve uma ausência prolongada da Terra.

Lanterna Verde: Renascimento[editar | editar código-fonte]

Com o retorno de Hal Jordan e os Guardiões, a Tropa foi reorganizada. Cada setor do espaço agora tem dois Lanternas Verdes atribuído a ele, e Stewart e Jordan agora o devem regular em partes para o setor da Terra, 2814. Após a dissolução da Liga da Justiça, no rescaldo dos eventos retratados na minissérie de 2004 Crise de Identidade, e da destruição da sede da Torre de Vigia sobre a lua, Stewart começou a jogar um papel maior nos assuntos metahumanos, trabalhando com muitos ex-membros da Liga da Justiça. Durante a abertura do enredo "One Year Later " o Lanterna Verde Hal Jordan diz para o Arqueiro Verde que John Stewart está em uma missão fora do mundo secreto. Os detalhes sobre esta missão foram revelados em Green Lantern (vol. 4) # 17. John Stewart se disfarçou como "Fome do Cão" para investigar na Europa. Quando John ouve que Hal Jordan está sendo mantido em cativeiro por Amon Sur e Loragg, ele sai para resgatá-lo. Isto leva a um confronto com Amon Sur, que acaba por ser o filho de seu antecessor, Abin Sur. Durante a luta, Amon recebe um anel da Tropa de Sinestro e desaparece.

Em Justice League of America (vol. 2) # 7, ele e Mulher-Maravilha projetam um da nova sede da Liga, The Hall. John depois retoma seu papel como o residente do campeonato de Lanterna Verde a pedido de Hal Jordan.

fim

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.