John Swigert

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Swigert

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 30 de agosto de 1931
Denver, EUA
Morte 27 de dezembro de 1982 (51 anos)
Washington D.C., EUA
Missões Apollo 13
Insígnia
da missão
Apollo 13-insignia.png

John Leonard "Jack" Swigert (Denver, 30 de agosto de 1931Washington D.C., 27 de dezembro de 1982) foi um astronauta norte-americano tripulante da quase fatídica missão Apollo 13, que não conseguiu pousar na Lua devido a uma explosão na nave durante a viagem.

Após cinco dias de agonia no espaço sem saber se conseguiriam chegar a salvo, Swigert - que havia substituído na missão o astronauta Ken Mattingly, sacado de última hora da tripulação por suspeita de sarampo - e seus companheiros de missão, o comandante James Lovell e o piloto do módulo lunar Fred Haise, conseguiram reentrar na atmosfera terrestre e pousar em segurança no mar, em 17 de abril de 1970.

Após a missão da Apollo 13, 'Jack' Swigert foi selecionado para participar do programa Apollo-Soyuz em 1975, missão conjunta de encontro no espaço entre astronautas americanos e cosmonautas da URSS, porém sua participação no escândalo dos selos da Apollo 15 acabou lhe retirando a oportunidade de uma segunda viagem espacial.

Deixando a NASA, Swigert entrou para a política candidatando-se a congressista em seu estado natal do Colorado pelo Partido Republicano. Eleito, entretanto, não chegou a prestar o juramento de posse, falecendo de câncer ósseo em dezembro de 1982, tornando-se o primeiro dos homens que já foram à Lua – mesmo que nela não tenham pisado - a morrer.

No famoso filme Apollo 13, sobre a missão da qual Swigert participou, seu personagem foi interpretado pelo ator Kevin Bacon.

Ver também[editar | editar código-fonte]