John Updike

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Updike
Nome completo John Hoyer Updike
Nascimento 18 de março de 1932
Shillington, Pensilvânia
Morte 27 de janeiro de 2009 (76 anos)
Beverly, Massachusetts
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Ocupação Escritor, novelista e crítico literário

John Hoyer Updike (Shillington, Massachusetts, Estados Unidos, 18 de março de 1932Beverly, Massachusetts, Estados Unidos, 27 de janeiro de 2009) foi um escritor, novelista e crítico literário estadunidense.

Formou-se na Universidade de Harvard em 1954 e passou um ano na Inglaterra, no Knox Fellowsship, na Ruskin School of Drawing and Fine Art, em Oxford. De 1955 a 1957, trabalhou na The New Yorker, contribuindo com contos, poemas e críticas de livros.

Tornou-se famoso e reconhecido mundialmente com sua séria de novelas Rabbit, iniciada em 1960, que seguem a vida do jogador de basquetebol Harry 'Rabbit' Angstrom, escritas num período de mais de trinta anos1 e pelas quais ganhou por duas vezes o Prêmio Pullitzer.

Também de sua autoria, As Bruxas de Eastwick, escrito em 1984, tornou-se um best-seller e grande sucesso no cinema, no filme homônimo estrelado por Jack Nicholson e Cher.

Em sua obra constam doze livros de ficção, cinco volumes de poesia e uma peça de teatro.

Considerado um dos grandes novelistas contemporâneos norte-americanos,2 faleceu em 27 de janeiro de 2009, vítima de câncer do pulmão, em Beverly, no estado de Massachussets, onde residia.

Referências

  1. Panorama da Literatura dos EUA. Capítulo 7, parte 2: "O Desabrochar do Indivíduo"
  2. James Schiff, Review: "John Updike's Rabbit Tetralogy: Mastered Irony in Motion," Christianity and Literature, Autumn 2001

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: John Updike