John Waite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Waite passando o som antes do Surf and Song Festival

John Waite (nome completo: John Charles Waite) nascido em Lancaster, condado de Lancashire, Inglaterra, Reino Unido 4 de Julho de 1952, é um cantor rock britânico. Além de ser cantor solo, foi vocalista das bandas The Babys e Bad English.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Se bem que seja melhor conhecido como cantor solo, Waite começou como vocalista da banda The Babys, uma banda britânica que teve algum sucesso e realizou vários concertos. Durante cinco anos, aquela banda produziu cinco álbuns, tendo o último sido On the Edge em Outubro de 1980, a seguir a este álbum a banda desapareceu.

Waite iniciou deste modo a sua carreira a solo em 1982, com o álbum Ignition, which que produziu o single de sucesso "Change", escrito por Holly Knight e mais tarde incluído na banda sonora do filme Vision Quest.

O seu álbum seguinte chamou-se No Brakes, deu-lhe o reconhecimento internacional, graças ao single de sucesso em todo o mundo Missing You que foi nº 1 do competitivo top norte-americano de vendas, outros dois singles foram retirados desse álbum, incluindo "Tears" que alcançou o nº 10 daquele top.

O álbum seguinte Mask of Smiles (1985) e outro single "If Anybody Had a Heart" foi produzido para a banda sonora do filme de 1986 About Last Night..., com Demi Moore. Waite teria outra participação numa banda sonora em 1990 no filme Days of Thunder com o tema "Deal for Life", escrito por Martin Page e Bernie Taupin.

Em 1988, Waite juntou-se a alguns dos antigos companheiros da banda Babys (Jonathan Cain e Ricky Phillips) e Neal Schon da banda Journey e o baterista Deen Castronovo para formar a banda Bad English. Em 1989, a balada desta banda "When I See You Smile" (escrito por Diane Warren) foi nº1 nos estados Unidos da América. A banda Bad English publicou dois álbuns antes das tensões internas terem conduzido à sua dissolução em 1992.

Waite voltou a trabalhar a solo e, desde 1995 produziu cinco álbuns a solo, incluindo o seu último álbum Downtown... Journey of a Heart. Ele ainda realiza tournés, como a de 2003 com Ringo Starr.

Em 2006, Waite reinterpretou o seu maior sucesso internacional "Missing You" em dueto com Alison Krauss e obteve algum sucesso. Waite surgiu com Alison Krauss no programa Tonight Show em 5 de Fevereiro de 2007 para interpretar "Missing You."

Depois de ter vivido vários anos em Nova Iorque, Waite a(c)tualmente vive em Santa Mónica, Califórnia

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Título Posições no top Álbum
US Hot 100
US Mainstream Rock
US Adult Contemporary
U.S. Country
1982 "Change"
541
16
-
-
Ignition
1984 "Missing You"
1
12
7
-
No Brakes
"Tears"
37
8
-
-
No Brakes
1985 "Restless Heart"
59
28
-
-
No Brakes
"Every Step of the Way"
25
4
-
-
Mask of Smiles
"Welcome to Paradise"
85
-
-
-
Mask of Smiles
1986 "If Anybody Had a Heart"
76
24
-
-
About Last Night... (banda sonora)
1987 "These Times are Hard for Lovers"
53
6
-
-
Rover's Return
"Don't Lose Any Sleep"
81
-
-
-
Rover's Return
1995 "How Did I Get By Without You?"
89
-
20
-
Temple Bar
2005 "New York City Girl"
-
-
23
-
The Hard Way
2006 "Missing You", em dueto com Alison Krauss
-
-
-
34
Downtown... Journey of a Heart

1 No top em 1985.

Consultar também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]