John Walker (programador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Walker
Nascimento 1949
Maryland, EUA
Morte 2 de fevereiro de 2024 (75 anos)
Nacionalidade norte-americano
Ocupação
Empregador(a) Autodesk
Página oficial
www.fourmilab.ch

John Walker (Maryland,[1] 19492 de fevereiro de 2024[2]) foi um programador e fundador da empresa de software de CAD chamada Autodesk, e co-autor das primeiras versões do AutoCAD.

Primeiros projetos[editar | editar código-fonte]

Entre 1974 e 1975, John escreveu o software ANIMAL, que se auto-replicava em máquinas UNIVAC 1100. Este é considerado um dos primeiros vírus de computador.

Antes da Autodesk, John fundou uma empresa de construção de hardware integrado chamada Marinchip. Entre outras coisas, a Marinchip foi pioneira na tradução de numerosos compiladores de linguagem de computação para plataformas Intel.

Fourmilab[editar | editar código-fonte]

John se mudou para a Suíça em 1991, depois de ter vivido por mais de 20 anos na Califórnia. Esteve envolvido em projetos no Fourmilab, incluindo um gerador de números aleatórios por hardware chamado HotBits e seu visualizador da Terra e da Lua.

Ativismo[editar | editar código-fonte]

Além da programação, John Walker foi um advogado social que teve escrito muitos artigos, incluindo um conhecido sobre a censura na Internet chamado The Digital Imprimatur. Ele também foi conhecido por seu livro A Dieta Hacker, um guia para se aproximar da perda de peso "tanto como um problema de engenharia como um problema de gestão." Ele ganhou notoriedade durante a queda da União Soviética por criar um adesivo que anunciava:, "Impérios do mal: Um Desce, Um Vai" com uma bandeira dos EUA ao lado de uma bandeira riscada da URSS.

Referências

  1. «John Walker (1949 - 2024)». Scanalyst (em inglês). 7 de fevereiro de 2024. Consultado em 22 de fevereiro de 2024 
  2. Darmody, Jenny (9 de fevereiro de 2024). «Autodesk co-founder John Walker dies, aged 75». Silicon Republic (em inglês). Consultado em 13 de fevereiro de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.