John Backus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de John Warner Backus)
John Backus
John Backus
John Backus em dezembro de 1989
Nascimento John Warner Backus
3 de dezembro de 1924
Filadélfia
Morte 17 de março de 2007 (82 anos)
Ashland
Sepultamento San Francisco Columbarium & Funeral Home
Nacionalidade Estadunidense
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
Ocupação matemático, cientista de computação
Prêmios Prêmio W. Wallace McDowell (1967), Medalha Nacional de Ciências (1975), Prêmio Turing (1977), Prêmio Charles Stark Draper (1993)
Empregador(a) IBM, Exército dos Estados Unidos
Campo(s) Ciência da computação
Obras destacadas Speedcoding, Fortran, Formalismo de Backus-Naur, FP

John Warner Backus (Filadélfia, 3 de dezembro de 1924Ashland, 17 de março de 2007)[1] foi um cientista da computação estadunidense.

Conhecido por criar a primeira linguagem de programação de alto nível - o Fortran - a notação BNF e o conceito de programação em nível de funções.

Recebeu em 1977 o Prêmio Turing, por suas contribuições para o desenvolvimento de sistemas de programação de alto nível, principalmente por seu trabalho no Fortran e por publicações sobre métodos formais na especificação de linguagens de programação.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Backus nasceu em Filadélfia, Pensilvânia, mas cresceu em Wilmington, Delaware. Estudou na Hill School em Pottstown. Após entrar na Universidade da Virginia para estudar química e falhar nos estudos, entrou para as forças armadas dos Estados Unidos e iniciou treinamento médico. Durante seu estágio em um hospital, foi diagnosticado com um tumor no cérebro, que foi removido com sucesso; uma placa foi instalada em sua cabeça, e ele largou o treinamento médico após nove meses e uma nova operação para substituir a placa.

Após mudar-se para Nova Iorque iniciou treinamento em técnica de rádio, e descobriu interesse pela matemática. Graduou-se na Universidade de Columbia em matemática em 1949, e entrou na IBM no ano seguinte. Durante seus três primeiros anos, John trabalhou no computador SSEC; seu primeiro grande projeto foi escrever um programa de computador para calcular as posições da lua. Em 1953 Backus desenvolveu a linguagem Speedcoding, a primeira linguagem de alto nível criada para um computador IBM.[2]

As dificuldades contemporâneas em programação eram grandes, e em 1954 Backus montou uma equipe para definir e desenvolver o Fortran para o IBM 704. Apesar de não ser historicamente a primeira linguagem de programação de alto nível, o Fortran foi a primeira a ter grande uso. Durante a segunda metade da década de 1950, John serviu comitês internacionais para desenvolver o ALGOL 58 e o ALGOL 60, que tornou-se rapidamente o padrão para a publicação de algoritmos.

Posteriormente trabalhou em programação funcional.

Backus aposentou-se em 1991, e morreu em sua residência em Ashland, Oregon, em março de 2007, aos 82 anos de idade.

Referências

  1. Steve Lohr (20 de março de 2007). «John W. Backus, 82, Fortran Developer, Dies» (em inglês). The New York Times. Consultado em 20 de março de 2007 
  2. Allen, F.E. «The History of Language Processor Technology in IBM». IBM Journal of Research Development. 25 (5 de Setembro de 1981) 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: John Backus


Precedido por
Michael Rabin e Dana Scott
Prêmio Turing
1977
Sucedido por
Robert Floyd


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.