John White Alexander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John White Alexander
John White Alexander, fotografia de Napoleon Sarony (1882/83)
Nascimento 7 de outubro de 1856
Allegheny, Pensilvânia
Morte 31 de maio de 1915 (58 anos)
Nova Iorque
Nacionalidade Estados Unidos americano
Ocupação pintor, ilustrador

John White Alexander (Allegheny, Pensilvânia, 7 de outubro de 1856 - Nova Iorque, 31 de maio de 1915) foi um pintor e ilustrador americano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Alexander nasceu em Allegheny, Pensilvânia, local que agora faz parte de Pittsburgh. Órfão na infância, foi criado por seus avós e com a idade de doze anos tornou-se um menino do telégrafo, em Pittsburgh. Seu talento para o desenho chamou a atenção de um de seus empregadores, que o ajudou a desenvolvê-lo. Mudou-se para Nova Iorque, com a idade de dezoito anos e trabalhou em um escritório da revista Harper's Weekly, onde foi ilustrador e caricaturista político, na mesma época de Abbey, Pennell, Pyle, e de outros consagrados ilustradores. Após um estágio de três anos, viajou para Munique para o seu primeiro treinamento formal. Devido à falta de fundos, transferiu-se para a vila de Polling, na Baviera, e trabalhou com Frank Duveneck. Eles viajaram para Veneza, onde aprendeu com os conselhos de Whistler, e então continuou seus estudos em Florença, Itália, nos Países Baixos e em Paris.

Em 1881 retornou a Nova Iorque e rapidamente alcançou grande sucesso na arte do retrato, tendo entre seus modelos: Oliver Wendell Holmes, John Burroughs, Henry G. Marquand, R. A. L. Stevenson, e o presidente McCosh da Universidade de Princeton. Sua primeira exposição no Salon de Paris de 1893 foi um sucesso e foi seguido por sua eleição imediata para a Société Nationale des Beaux-Arts. Muitos prêmios adicionais foram concedidos a ele. Em 1889 pintou para a Senhora Jeremiah Milbank um retrato de Walt Whitman e um de seu marido, Jeremiah Milbank. Em 1901 foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra, e em 1902 tornou-se membro da Academia Nacional de Desenho. Foi membro da American Academy of Arts and Letters, e presidente da National Society of Mural Painters (1914-1915). Entre as medalhas de ouro que recebeu estão a da Exposição Universal de 1900 e a da World's Fair em St. Louis, Missouri (1904).

Alexander foi casado com Elizabeth Alexander Alexander, filha de James Waddell Alexander, presidente da Equitable Life Assurance Society na época do escândalo do Hyde Ball. Os Alexanders tiveram um filho, o matemático James Waddell Alexander II.

Obras[editar | editar código-fonte]

Muitas de suas pinturas estão em museus e espaços públicos nos Estados Unidos e na Europa, incluindo o Metropolitan Museum of Art, o Brooklyn Museum, o Los Angeles County Museum of Art, o Museu de Belas Artes de Boston, o Butler Institute of American Art, e a Biblioteca do Congresso em Washington, D.C.. Além disso, no hall de entrada para o Museu de Arte do Instituto Carnegie em Pittsburgh, uma série de murais de Alexander intitulada "Apoteose de Pittsburgh" (1905-1907) cobre as paredes da área do átrio de três andares.

Notas e referências

Wikisource  "Alexander, John White". Encyclopædia Britannica (11th). (1911). Ed. Chisholm, Hugh. Cambridge University Press. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]