John William Godward

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John William Godward
Suposto auto-retrato do artista
Nascimento 9 de agosto de 1861
Flag of the United Kingdom.svg Londres
Morte 13 de dezembro de 1922 (61 anos)
Flag of the United Kingdom.svg Londres
Nacionalidade Inglaterra inglês
Ocupação pintor
Movimento estético Pré-rafaelismo

John William Godward (9 de agosto de 186113 de dezembro de 1922) foi um pintor inglês do final do período Pré-rafaelita. Foi um protegido de Sir Lawrence Alma-Tadema, mas seu estilo perdeu o gosto do público com a concorrência de pintores como Picasso. Suicidou-se aos 61 anos, e diz-se que em seu bilhete de suicida estava escrito que "o mundo não é grande o suficiente para mim e Picasso".

Sua já problemática família, que desaprovava sua carreira de artista, com a vergonha que trouxe o suicídio acabou queimando seus documentos. Não se tem conhecimento de ter restado alguma fotografia de Godward.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Godward expôs na Royal Academy em 1887. Quando mudou-se para a Itália com uma de suas modelos em 1912, sua família rompeu qualquer tipo de contato com ele e retirou seu retrato do álbum da família. Retornou à Inglaterra em 1919, e permaneceu ali até sua morte, em 1922.

Uma de suas pinturas mais conhecidas é Dolce far niente (1904). Como outras de suas pinturas, esta possui mais de uma versão. Existe uma versão mais antiga (e menos conhecida também) de 1897.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Godward foi um pintor neoclássico vitoriano e, consequentemente, um seguidor das teorias de Frederic Leighton. Entretanto, estilisticamente foi mais ligado a Sir Lawrence Alma-Tadema, com quem dividiu uma predileção pela estrutura clássica. ele era bonito

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre John William Godward
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.