John de Courcy Ireland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outras definições para John Ireland, veja John Ireland (desambiguação).
John de Courcy Ireland
Nascimento 19 de outubro de 1911
Lucknow
Morte 4 de abril de 2006 (94 anos)
Clonskeagh
Cidadania Reino Unido
Progenitores
  • de Courcy Ireland
Cônjuge Betty de Courcy Ireland
Alma mater
Ocupação escritor
Prêmios
  • Caird Medal (1996)

John de Courcy Ireland (Lucknow, Índia, 19 de outubro de 1911 - 4 de abril de 2006) foi um historiador marítimo irlandês e ativista político.

Seu pai serviu no Exército Britânico. Foi educado no Marlborough College, na Oxford University e na Trinity College, Dublin, onde ganhou um prêmio em 1951. O título de sua tese era "The Influence of the Sea on Civilization" (em português A Influência do Mar na Civilização).

Em 1950, recebeu seu diploma de doutorado em educação marítima pela mesma Trinity College, Dublin. No ano seguinte, começou a lecionar na Drogheda Grammar School e logo depois na Bandon Grammar School, em Co Rock, passando, em 1968, pela Kingstown Grammar School, em Dún Laoghaire. Deixou de lecionar em 1986, já na Newpark Comprehensive School, no sul de Dublin.

John e sua esposa, Betty Haigh, foram afiliados do Movimento Anti-Apartheid Irlandês e ele foi presidente da Sociedade Amistosa Irlanda-China. Também foi um dos membros fundadores da Campanha de Desamarmento Nuclear Irlandês.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.