John o' Groats

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John o' Groats
O sinal de John o' Groats e a "John o' Groats House"
O sinal de John o' Groats e a "John o' Groats House"
Dados Gerais
Nação Escócia
Região Highland
População 310 habitantes
Localização
John o' Groats está localizado em: Reino Unido
John o' Groats
58° 38' 24" N 3° 4' 12" O
Cidade do Reino Unido Reino Unido

John o' Groats (Taigh Iain Ghròt em gaélico escocês) é uma pequena aldeia situada no extremo norte da região das Terras Altas Escocesas, considerada popularmente como o ponto mais setentrional da ilha da Grã-Bretanha, embora o ponto mais setentrional seja de facto Dunnet Head.

O nome John o' Groats torna-se familiar porque se utiliza frequentemente para definir a extensão da Grã-Bretanha em termos de estradas, caminhadas e outros eventos de recolha de fundos que ocorrem na ligação entre Land's End (o extremo sudoeste da península da Cornualha, Inglaterra) e John o’ Groats. A expressão "de Land's End a John o' Groats" faz referência tanto a esta viagem como a qualquer grande distancia em geral.

A ortografia de John o' Groats é la mais correta embora existam várias alternativas. A localidade deve o seu nome a Jan de Groot, um neerlandês que obteve uma permissão para serviço de navegação marítima entre a Escócia e as ilhas Órcades (Orkney Islands), adquiridas à Noruega pelo rei Jaime IV da Escócia em 1496. O "o" minúsculo e o segundo espaço são devidos ao facto de "o' " ser uma contração de "of" e não um prefixo para o nome, como no caso dos apelidos irlandeses.

O poste de sinalização[editar | editar código-fonte]

O famoso poste sinalizador de final de caminho de John o’ Groats, tal como o poste homólogo em Land's End, é propriedade privada e é proibido tirar fotos sem pagar. Muitas pessoas creem erradamente que o poste é um serviço público. Um sinal de uso gratuito fora do horário comercial fica no muro que está ao lado da loja de recordações "First and Last Souvenir Shop", já que o famoso poste é retirado de noite.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O porto de John o' Groats