Tocha Humana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Johnny Storm)
 Nota: Para o primeiro personagem com o nome, veja Tocha Humana (original).
Tocha Humana
Informações gerais
Primeira aparição Fantastic Four Vol.1 #1 (Novembro de 1961)
Criado por Stan Lee
Jack Kirby
Editora Marvel Comics
Informações pessoais
Estado atual Ativo
Codinomes
conhecidos
O Tocha, Homem-Invisível.
Características físicas
Espécie Humano geneticamente modificado por raios cósmicos
Família e relacionamentos
Parentes Franklin Storm (pai morto), Mary Storm (mãe morta), Susan Storm Richards (Irmã), Reed Richards (cunhado), Franklin Richards (sobrinho), Valéria Richards (sobrinha)
Informações profissionais
Ocupação Estudante (inicialmente)
Ator (atualmente)
Afiliações atuais Quarteto Fantástico
Vingadores
Força Fantástica
Fundação Futuro
Arautos de Galactus
Vingadores Secretos
Base de operações Edifício Baxter

Tocha Humana (Human Torch) é o codinome de Jonathan Lowell Spencer "Johnny" Storm, um super-herói de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1961 como parte do Quarteto Fantástico, Johnny Storm é o segundo personagem da editora a utilizar a alcunha de "Tocha Humana", depois de um androide introduzido na Era de Ouro dos quadrinhos. Assim como o Tocha Humana original, Johnny gera fogo, podendo inflamar seu corpo inteiro, e usa a energia para levantar voo. Ele é irmão de Sue Storm, a Mulher Invisível, e cunhado de Reed Richards, o Senhor Fantástico.

Biografia ficcional[editar | editar código-fonte]

Em consequência da exposição aos raios cósmicos que sofreu durante um voo espacial, Johnny Storm adquiriu o poder de envolver seu corpo em chamas. Com o corpo nesse estado, ele é capaz de voar, disparar fogo e absorver energia do calor.

Os demais tripulantes do voo (sua irmã Susan, seu futuro cunhado Reed e seu amigo Ben) também ganharam poderes e decidiram usar seus dons ao serviço da humanidade. Foi então que Johnny adotou o pseudônimo de Tocha Humana.

Como o membro mais jovem do recém-formado Quarteto Fantástico, Johnny mostrava-se o mais impetuoso do grupo, com um comportamento às vezes fútil ou mesmo infantil. Muitas vezes, isso se demonstra nas brincadeiras que faz, geralmente tendo o Coisa como vítima. As brigas entre os dois se acentuaram quando o Tocha Humana começou a estrelar histórias solo (série iniciada na revista Strange Tales em outubro de 1962),[1] enfrentando sua própria galeria de vilões e tendo um romance com uma princesa da Quinta Dimensão. Stan Lee gostava de mostrá-lo como uma celebridade, sempre cercado de belas garotas e carrões de todos os tipos; isso irritava o Homem-Aranha. A rivalidade entre os heróis adolescentes foi explorada por Lee durante algum tempo.

A fase solo durou pouco — talvez, Lee tenha notado que os leitores se identificavam mais com o Homem-Aranha do que com o Tocha Humana — e logo o herói flamejante voltaria a aparecer apenas nas aventuras do Quarteto Fantástico. Teve um romance com Cristalys, que acabou não dando certo, o que lhe acentuou a rebeldia.

Seu comportamento começou a melhorar quando, já na década de 80, se apaixonou por Alicia Masters (ex-namorada do Coisa), com quem acabou se casando. Isto tornou a convivência com o Coisa quase impossível. A solução foi o Tocha descobrir que ela não era a verdadeira Alicia, mas uma impostora Skrull chamada Lyja.

Amizade com o Homem-Aranha[editar | editar código-fonte]

A amizade do Tocha com o Homem Aranha, deve-se a ambos se conhecerem desde o início das respectivas carreiras. O Homem-Aranha se encontrou com o Quarteto Fantástico já no primeiro número de sua própria revista, The Amazing Spider-Man, e até tentou fazer parte da equipe, mas foi rejeitado por desejar um alto salário.

Ainda nas primeiras histórias do Aranha, devido a uma briga iniciada por um herói aracnídeo ainda imaturo, iniciou-se uma longa inimizade entre Johnny Storm e Peter Parker, que se findou anos depois, quando os dois já se entendiam como amigos.

Em 1972, os dois heróis apareceram no número 1 da revista americana Marvel Team-Up, que mostrava sempre uma história com uma dupla de heróis. O Aranha e o Tocha se alternavam no início da publicação, sempre com a companhia de algum outro herói. Entretanto, a revista logo se tornaria mais um título de aventuras do Homem-Aranha, embora continuasse com a ideia das duplas.

Nessa época, o Tocha Humana mudaria, durante um tempo, a cor de seu uniforme, que passou de azul para vermelho, semelhante ao uniforme do Tocha Humana original.[2]

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Johnny Storm pode pegar fogo usando a frase: "Em chamas!" ("Flame on!"). Também pode soltar bolas de fogo, voar numa velocidade supersônica quando cobre seu corpo com plasma flamejante e apagar grandes incêndios apenas absorvendo o fogo do local.

O nível mais alto de poder do Tocha Humana é a chamada Supernova, que geralmente é liberada em todos as direções e com uma temperatura muito maior que a do Sol. Qualquer temperatura menor do que esta não é, portanto, capaz de queimá-lo. Além disso, o Tocha Humana pode projetar feixes de Supernova como uma arma ofensiva, mas por breves períodos antes de sua energia se extinguir.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

O ator Chris Evans interpretou o personagem no filme Quarteto Fantástico, de 2005 .

Desenhos Animados[editar | editar código-fonte]

O Tocha Humana aparece na primeira série animada do grupo, lançada em 1967, pela Hanna-Barbera.

Na série de desenhos animados de 1978 da DePatie-Freleng Enterprises, não aparecia o Tocha Humana, e o quarto integrante da equipe era um robô chamado H.E.R.B.I.E. Acreditava-se que o motivo disso era o temor dos produtores de que crianças que assistissem ao desenho incendiassem a si próprias. A verdade é que a licença para o uso da imagem do Tocha Humana era vendida separadamente e não foi comprada.

Depois disso, Tocha Humana foi parte do Quarteto na série de 1994 e em Fantastic Four: Earth's Mightiest Heroes.

Filmes[editar | editar código-fonte]

No filme nunca lançado de 1994, Johnny foi interpretado por Jay Underwood.

Em 2005 e 2007 o personagem foi interpretado por Chris Evans (atualmente estrela dos filmes do Capitão América) nos filmes Quarteto Fantástico e sua continuação Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.

Em 2015, a franquia teve um reboot onde Michael B. Jordan interpretou o novo Tocha Humana.

Em 2025, o personagem será interpretado por Joseph Quinn no novo filme do Quarteto Fantástico produzido pela Marvel Studios.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Em Marvel Ultimate Alliance, Tocha Humana é jogável em todas as plataformas, e retorna nas continuações Marvel Ultimate Aliance 2 e Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order. Também está presente no jogo do Quarteto Fantástico para Playstation e a adaptação para jogos dos filmes de 2005 e 2007. Tocha Humana é jogável em muitos jogos da Marvel, como Marvel Future Fight, Marvel Puzzle Quest, Marvel: Avengers Alliance, Lego Marvel Super Heroes e Marvel Heroes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]