Joias do Infinito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As Joias do infinito são artefatos da Marvel Comics. São em sua essência seis (6) seres sencientes imensamente poderosos, que são Espaço (Azul), Mente (Amarela), Alma (Verde), Realidade (Vermelha), Tempo (Laranja), Poder (Púrpura). Deveriam ser chamadas de "Joias da Alma", por causa de seu nome em inglês "Soul Gems", mas esse nome já estava em uso por outro estúdio. As seis podem ser usadas em uníssono, inclusive unidas em uma luva, criada por Thanos, intitulada Manopla do Infinito, e fazer de seu portador um ser onipotente, capaz de controlar todo o universo.[1] Uma história posterior adicionou a existência de uma sétima joia, Ego (Dourado), apesar dessa história não fazer parte da continuidade.

Lista de Joias

Abaixo temos uma relação das sete joias conhecidas e seus respectivos poderes além de suas denominadas cores:

Nota: As cores diferem em suas variadas retratações pelo universo Marvel, Como Por exemplo a Joia do Poder que já foi retratada como vermelha; azul e até mesmo Roxa (Púrpura), como atualmente é retratada pelo Marvel Cinematic Universe (MCU).

Espaço (Azul)

Retratada também como Tesseract. Permite ao portador existir em qualquer lugar (ou todos os lugares); mover qualquer objeto para qualquer parte através do universo e deformar ou rearranjar o espaço. Em um crossover, Dr. Manhattan a possui fazendo ele lutar com o Homem de Ferro.

Principais Portadores: Peter Quill; Runner; Thanos; Nebula; Adam Warlock; Magus; Rúnico; Loki; Raio Negro; Thor, Tony Stark;

Mente (Amarela)

Retratada também como Cetro do Loki. Permite ao portador aumento infinito capacidade mental e acessar pensamentos e sonhos de outros seres. Em suma, o poder da Joia permite acesso a todas as mentes existentes simultaneamente. Embora o poder da joia seja imenso, nem sempre o seu portador é capaz de dominá-lo totalmente. Devido ao fato de as mentes serem inúmeras em um determinado local que vai do micro universo de uma sala, até o macrocosmo de todas as mentes existentes em todos os mundos. Se o campo de abertura da leitura é efetuado simultaneamente para muitas mentes, trocas de pensamentos podem ocorrer, e dúvidas a respeito da origem do pensamento. O leitor também pode ser sugado pelo inconsciente coletivo das outras mentes. O herói Visão é portador dessa joia (fixada em sua cabeça), sendo por tanto, realizador de algumas façanhas como voar, conseguir erguer o Mjölnir (possivelmente por ser considerado de mente e coração 'dignos' de tal coisa, assim como Thor) e até controlar Azazel.

Principais Portadores: Grão-Mestre; Thanos; Nebula; Adam Warlock; Magus; Rúnico; Loki; Charles Xavier; Fera; Ceifadora Branca; Visão.

Alma/Espiritual (Verde)

Possivelmente a mais perigosa, permite ao portador roubar, manipular e alterar almas, dos vivos e dos mortos. Adam Warlock foi o guardião desta gema por muitos anos, sentindo a responsabilidade por muitas almas que ele mesmo tomou. Ironicamente, a joia é o portão para um pequeno e idílico universo.

Principais Portadores: Intermediário; Thanos; Nebula; Adam Warlock; Magus; Rúnico; Loki; Doutor Estranho; Capitão América.

Realidade (vermelha)

Retratada também como Aether. Possivelmente a mais poderosa,Permite ao portador realizar qualquer desejo - mesmo que entre em contradição com as leis da física. Pode resultar em um desastre se o portador não for cuidadoso com a natureza do desejo.

Principais Portadores: Taneleer Tivan, o Colecionador; Thanos; Malekith; Homem de ferro; [2]

Tempo (Laranja)

Permite ao portador total domínio do tempo. Passado, presente e futuro são todos acessíveis e visíveis através de seu poder mesmo após algumas horas depois do portador não ter mais acesso a ela .. Com treinamento suficiente no uso da joia, o tempo pode ser usado como uma arma, aprisionando inimigos ou mundo inteiros em infinitos ciclos de tempo.

Principais Portadores: Jardineiro; Thanos; Nebula; Adam Warlock; Magus; Rúnico; Loki; Namor.

Poder (Roxa)

Retratada também de Orbe, Contém acesso a todo o poder e energia que existe ou possa vir a existir, e apoiada nas outras joias, tem seus poderes expandidos. Permite ao portador duplicar quase todas habilidades físicas, tornando-o invencível, além de imbatível quando usado o poder puro.

Principais Portadores: Taneleer Tivan, o Colecionador; Campeão; Thanos; Ronan,o Acusador; Peter Quill; Tony Stark; Loki.

Ego (Dourado)

A sétima joia. Permite ao portador se for poderoso o suficiente saber os segredos do universo e manipular energias dimensionais. Não é uma das joias originais, este artefato originalmente era portado por Nemesis, posteriormente foi encontrado no ultraverso por Loki, numa tentativa de roubar outras joias de seus portadores.

Principais Portadores: Thanos;Loki

Nota: Antes dos eventos mostrados em "Desafio Infinito", a Joia do Tempo era laranja e a Joia do Poder era Vermelha. Atualmente, a Joia do Tempo é vermelha e a Joia do Poder é púrpura (embora tenha aparecido com a cor azul quando foi usada pelo deus do trovão, Thor).

Outras Mídias

Televisão

As Joias e a criação da Manopla aparecem durante a segunda temporada de The Super Hero Squad Show.

Videogames

Os jogos Marvel Super Heroes: War of the Gems e Marvel Super Heroes, inspirados na saga original da Manopla do Infinito, tem a recuperação das joias como parte integral da jogo.

Cinema

Predefinição:Revelações sobre o enredo No Universo Cinematográfico Marvel, quatro das seis Joias já foram apresentadas.

A primeira foi o Tesseract, confirmado pelo produtor Kevin Feige como sendo a Joia do Espaço. Na cena pós-créditos de Thor, Nick Fury conversa com Dr. Erik Selvig sobre um projeto secreto envolvendo o Tesseract, um cubo azul brilhante. Antes disso, o cubo pode ser visto desenhado nas anotações de Howard Stark em Homem de Ferro 2. Em Capitão América: O Primeiro Vingador, a trama se desenvolve em torno do cubo, que o Caveira Vermelha retira de uma santuário na Noruega e utiliza para criar armas energéticas. Em Os Vingadores, o cubo novamente é peça chave na trama, revelando-se capaz de abrir portais (buracos de minhoca) que servem para viajar pelo universo.

Em Thor: O Mundo Sombrio, Jane Foster acidentalmente encontra o Éter e acaba se tornando hospedeira do mesmo. Esta joia é um antigo artefato de destruição em massa, criado pelos Elfos Negros antes da criação do universo, mais especificamente por seu líder Malekith que quer utiliza-lo para transformar o universo em trevas novamente. No decorrer da trama, Odin revela que antes da criação do universo existiam seis joias de grande poder e enquanto todas são parecidas com pedras, o Éter é um fluído vermelho. Durante a cena pós-créditos vemos Sif e Volstagg entregando o Éter ao Colecionador.

Guardiões da Galáxia é centrado em uma nova joia roxa, conhecida como Orbe e confirmada como a Joia do Poder. Durante o filme, quando a equipe a leva para o Colecionador, ele aprofunda a história contada por Odin, dizendo que as Joias originam de singularidades cósmicas, e o Orbe foi criado pelos Celestiais para impor-se sobre civilizações inimigas, portanto com o decorrer da história foram oprimidos pelo poder da mesma e a esconderam dentro de um cofre localizado em um templo no planeta Morag. Após os eventos do filme, o Orbe é deixado sob a vigilância das Tropas Nova.

Em Vingadores: A Era de Ultron, a pedra do cetro que é utilizado por Loki em Os Vingadores é revelada como sendo a Joia da Mente. Ainda no cetro, foi utilizada pela Hidra para experimentos que resultaram em poderes especiais nos gêmeos Pietro e Wanda Maximoff, e por Tony Stark para criar uma inteligência artificial que acabaria se tornando o maligno Ultron. Ultron mais tarde retira a Joia do cetro - com a cor amarela - para integrá-la em um novo corpo biomecânico, que acaba roubado pelos Vingadores e transformado no androide Visão.

Uma Manopla do Infinito aparece brevemente junto com outras reliquias/armas na sala de troféus de Odin em Thor, e na cena dos créditos de A Era de Ultron, Thanos põe a outra Manopla em sua mão dizendo que irá procurar as joias sozinho.

Faltam apenas as joias do Tempo e da Alma (reveladas em Guardiões da Galáxia como verde e laranja) a aparecerem no Universo Cinematográfico da Marvel.

Predefinição:Fim das revelações sobre o enredo

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma banda desenhada da Marvel Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.