Jonadabe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde novembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Jonadabe sobrinho de Davi e primo de Amnon, a quem deu o fatal conselho (2 Sm 13.3 e seguintes).

Outro com o mesmo nome bíblico é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia citado no livro de II Reis, nos versos 15 a 28 do capítulo 10. Seu pai chamava-se Recabe e teria vivido por volta do Século IX a.C.

Ao ser encontrado por Jeú, Jonadabe acompanha-o em sua jornada até Samaria e testemunha a execução dos adoradores de Baal promovida pelo novo rei de Israel.

No capítulo 35 do Livro de Jeremias, que se refere a um período bem posterior à passagem de II Reis, o autor faz uma referência aos descendentes de Jonadabe (os recabitas) que levavam uma vida de fidelidade a Deus durante o reinado de Jeoaquim, entre os anos de 609 a.C. e 597 a.C..

Jeremias exalta a conduta dos recabitas, os quais seguiam os ensinamentos de Jonadabe e viviam como nômades morando em tendas e se abstendo da ingestão do vinho. Pois, segundo o texto, Jonadabe havia recomendado a seus filhos que não construíssem casas e nem se dedicassem à agricultura, mas fossem peregrinos.


Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.