Jordy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jordy
Informação geral
Nome completo Jordy Claude Daniel Lemoine
Nascimento 14 de janeiro de 1988 (26 anos)
Origem Saint-Germain-en-Laye, Yvelines
País  França
Gênero(s) Pop, Dance
Período em atividade 19921996
2006–presente
Gravadora(s) Columbia

Jordy Claude Daniel Lemoine (Saint-Germain-en-Laye, 14 de janeiro de 1988) é um cantor francês. Jordy é listado no Livro Guinness dos Recordes como o cantor mais jovem a ter um single em primeiro lugar de vendas.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Jordy foi o cantor mais jovem a ter um single em primeiro lugar de vendas e alcançou esse feito aos quatro anos e meio, em 1992, com a música Dur dur d'être bébé!, que vendeu dois milhões de cópias na França e foi sucesso também na Europa, Brasil (no ano de 1993), porém a música debutou na posição 82 das 100 músicas mais tocadas no país no ano de 1992, e Japão. Nos EUA alcançou o 58° lugar. Em 1994, no entanto, o governo francês baniu o artista, então com seis anos, da televisão e do rádio, sob a alegação de que estaria sendo explorado pelos pais. Rumores de exploração pioraram quando a família Lemoine abriu La Ferme de Jordy ("A Fazenda de Jordy"), uma atração turística para crianças que se tornou um fracasso comercial. Em 1996 seus pais se divorciaram, Jordy voltou à escola e foi emancipado.

Retorno à música[editar | editar código-fonte]

Já na adolescência, Jordy pareceu se interessar em voltar ao estrelato. Apareceu no programa do GUGU e na segunda temporada do programa de televisão francês La Ferme Célébrités 2 em 30 de abril de 2005, sua primeira aparição pública em quase dez anos. Foi o vencedor do show em 28 de junho de 2005.[1] Em 18 de fevereiro de 2006 lançou seu primeiro single em 12 anos, "Je t'apprendrai", que quer dizer "Vou te ensinar". No lançamento do álbum "Vingt'Age" (uma brincadeira com Vintage - denominação para uma moda retrógrada - e Vingt - vinte -, a idade de Jordy em 2008) houve até um programa de televisão na cadeia regional 5050tv. Em 23 de março desse ano lançou a sua autobiografia, Je ne suis plus un bébé ("Não sou mais um bebê"). Em abril de 2009, a justiça francesa determinou que a gravadora da infância de Jordy, a Columbia, pagasse ao artista 820 mil euros pelos direitos de suas músicas da época de petiz. O que Jordy diz em sua autobiografia é que ele não recebeu quase nada do dinheiro que ele teria rendido à Sony. Jordy é agora vocalista de uma banda chamada Jordy & the Dixies.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências