Jorge Chávez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jorge Chávez
Jorge Chávez com seu casco de voo na cabina de seu avião Bleriot, convocado para partir do campo de Brigada para a cruzada dos Alpes.
Nome completo Jorge Antonio Chávez Dartnell
Nascimento 29 de maio de 1887
Paris  França
Morte 27 de setembro de 1910 (23 anos)
Domodossola  Itália
Nacionalidade  França  Peru
Ocupação Aviador

Jorge Antonio Chávez Dartnell (Paris, 13 de junho de 1887 - Domodossola, Itália, 27 de setembro de 1910) foi um aviador peruano nascido en Paris, França. De pais peruanos, alcançou a fama mundial em seu monoplano por conseguir cruzar os Alpes desde a Suíça até a Itália (Domodossola) onde um forte vento rompeu as alas de seu frágil monoplano e caiu picado (com o nariz do avião para baixo) desde 20 metros de altura. Ficou fatalmente ferido e morreu quatro dias depois desta façanha no Hospital "San Biagio" (Domodossola). É o máximo heroi da aviação peruana e o principal aeroporto peruano leva seu nome: Aeroporto Internacional Jorge Chávez localizado em El Callao, porto de Lima.

No Campo de Marte de Lima se encontra un majestoso monumento, no centro de um carrossel o qual une os distritos de Jesús Maria e de Lima Cercado.

En setembro de 1957 um avião militar francês repatriou os restos mortais do aviador a Lima desde a França para serem depositados num mausoléu construído especialmente para ele na Base Aérea de Las Palmas, Lima.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Jorge Chávez
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.