Jorge Poza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jorge Poza
Nome completo Jorge Alberto Poza Pérez
Nascimento 26 de Junho de 1977 (37 anos)
Tulancingo, Hidalgo,  México
Ocupação Ator
Cônjuge Mayrín Villanueva‎ (1997- 2008)
IMDb: (inglês)

Jorge Alberto Poza Pérez (Tulancingo, Hidalgo, 03 de janeiro de 1978) é um ator mexicano de cinema e televisão. Jorge nasceu em Tulancingo, mas creceu em Texcoco, no Estado do México e é irmão do apresentador Javier Poza.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele iniciou sua carreira como ator, ainda garoto atuando do filme "Bandidos" de 1990, nesse mesmo ano atuou na telenovela infantil El abuelo y yo, ao lado do atores protagonistas Gael García Bernal, e Ludwika Paleta.

Após de 11 anos fora do meio televisivo, Jorge retorna em 2001 onde participa da telenovela Atrévete a olvidarme, também nesse mesmo ano recibe uma proposta da produtora Carla Estrada para realizar o papel sendo o personagem 'Héctor' na telenovela El Manantial, que foi protagonizada por Adela Noriega e Mauricio Islas sendo um grande sucesso no México e internacional.

Em 2002, outro grande produtor Pedro Damián o convida para interpretar um professor chamado 'Francisco Romero' na telenovela juvenil Clase 406. Em 2003 participa na telenovela Velo de novia, interpretando dois irmão gêmeos 'Rafael e Ernesto', o primeiro, malvado e dominante, o outro tímido e de bom coração. Ainda naquele mesmo ano atuou sem roupa na obra de teatro "Postdata, tu gato ha muerto" com o ator Otto Sirgo.

Um curiosidade na sua carreira é o fato de ter participado de diversas web novelas, entre as quais se destacam "La llaman María sombra", "El pecado de Julián" e "Dulce venganza". Na web novela "Un amor de telenovela", interpreta 'Emiliano', um jovem produtor que se torna frio de sentimentos por causa de um amor não correspondido, esta web novela ele teve o seu primeiro personagem como protagonista virtual.

Jorge se casou em 1997 com a também atriz Mayrín Villanueva‎ desde, com a qual trabalhou na telenovela Preciosa de 1998. O casal tem dois filhos, Romina e Sebastián eles se divorciaram no ano de 2008, aconteceram rumores na imprensa mexicana de que Mayrín traiu Jorge com outro ator Eduardo Santamarina, ambos negaram o fato, e antes mesmo do divórcio Mayrín assumiu o relacionamento com Eduardo vindo a se casar com ele pouco tempo depois com quem já teve outra filha chamada Julia.

Entre os anos de 2006-2007 Jorge foi apresentador do programa matutino de grande sucesso chamado "Hoy" a lado de Andrea Legarreta, Vielka Valenzuela e Leticia Calderón.

En 2008 ele atuou na telenovela Alma de hierro, interpretando Sebastián, um jovem cego. Por sua atuação nesta telenovela ele obteve o prêmio "TVyNovelas" como melhor ator coadjuvante de 2009.[1]

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Séries de televisão[editar | editar código-fonte]

Programas de televisão[editar | editar código-fonte]

  • Programa Hoy (2006-2007)

Cinema[editar | editar código-fonte]

  • El segundo aire (2001) .... Ricardo
  • Bandidos (1991) .... Miguel

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Premios TVyNovelas[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Programa/Telenovela Resultado
Prêmios TVyNovelas 2009 Melhor ator coadjuvante Alma de Hierro Ganhador
Prêmios TVyNovelas 2007 Melhor apresentador Programa Hoy Nomeado
Prêmios TVyNovelas 2002 Melhor ator coadjuvante El Manantial Ganhador

Referências

  1. Esmas.com. Biografia de Jorge Poza (em espanhol).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]