Jornada ao Oeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
西遊記
(
Xī Yóu Jì)
Jornada ao Oeste
Primeira edição conhecida do livro, do século XVI
Autor (es) Wu Cheng'en (吴承恩)
Idioma Chinês
País  China
Género Mitologia chinesa
Fantasia
Aventura
Lançamento 1592 (impressão) [1]
ISBN 7119016636
Zhongwen.svg Este artigo contém texto em chinês.
Sem suporte multilingue apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de caracteres chineses.

Jornada ao Oeste (chinês simplificado: 西|游|记; chinês tradicional: 西|遊|記; pinyin: Xī Yóu Jì; Wade-Giles: Hsi-yu chi) é um romance mitológico do escritor chinês Wu Chengen, que apareceu anonimamente por volta de 1570, em meados da Dinastia Ming. [2] A lenda de Jornada ao Oeste baseia-se na peregrinação e perseguição do monge Xuanzang para a Índia, em busca de escrituras sagradas do budismo, e conta a história da lenda chinesa de Sun Wukong (Rei Macaco). [3]

O romance é descrito baseado na integração do folclore e baladas antigas com experiência pessoais em sociedade. [2]

Na história, Sun Wukong (Rei Macaco) é descrito por Wu Cheng'en como uma figura lendária com extraordinários poderes. Sun Wukong acompanha e protege a jornada do monge Tang Xuanzang para o oeste em busca do Sutra (escritos sagrados do Budismo). [2] [4] [3]

O teatro de marionetes de Quazhou, na costa sudeste da China, tem a tradição de encenar a história de Xuanzang que remete ao tempo anterior à própria publicação do romance (1271 a 1368 d.c.).

Tapeçaria com cena inspirada em Jornada ao Oeste.

Referências

  1. Anthony C. Yu, translated and edited, The Journey to the West Volume I (Chicago: University of Chicago Press, 1977), p. 14.
  2. a b c Hu Shih. Introduction. [[Monkey (novel)|]] ed. New York: Grove Press, 1942. p. 1-5.
  3. a b Jenner, W.J.F. (1984). "Translator's Afterword." in trans. W.J.F. Jenner, Journey to the West, volume 4. Seventh Edition.
  4. "The Complete Monkey," New York Times, March 6, 1983


Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.