Meio Norte (jornal)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jornal Meio Norte)
Ir para: navegação, pesquisa
Jornal Meio Norte
Periodicidade Diário
Formato Standard
Fundador(es) Paulo Guimarães
Fundação 1 de janeiro de 1995 (19 anos)
Sede Teresina, PI
Página oficial Jornal Meio Norte

O Jornal Meio Norte é um jornal periódico que circula na cidade de Teresina, nas principais cidades do Estado do Piauí. Pertence ao Sistema Meio Norte de Comunicação.[1] [2]

Em parceria com os demais veículos do grupo, promove projetos como o "Prêmio Piauí de Inclusão Social", destinado a premiar empresas de todos os portes, organizações governamentais e não governamentais, cooperativas e empreendedores individuais empenhados na geração de emprego e no desenvolvimento da responsabilidade social.[1] [3]

História[editar | editar código-fonte]

Em 1º de Janeiro de 1995, por iniciativa do empresário Paulo Guimarães, que adquiriu a estrutura do antigo jornal "O Estado", de propriedade de Helder Feitosa, foi fundado o Jornal Meio Norte.[1]

Paulo Guimarães comprou a empresa com intuito de formar um sistema de comunicação, já que tinha como propriedade a TV Timon, hoje TV Meio Norte, e as rádios Poty AM (610 kHz) e Poty FM (94.1). Várias reformulações foram realizadas nessa época, O Estado ganhou novo nome e projeto gráfico.

O Jornal Meio Norte é considerado o maior do Estado, com grande abrangência no interior e maior número de jornalistas. Na redação trabalham 40 profissionais, entre editores, repórteres, fotógrafos, estagiários, arquivistas, revisores e um chargista.

Este periódico foi o primeiro a circular nas segundas-feiras, forçando assim que os outros meios fizessem o mesmo.[4]

Em 2003, inovou e lançou um novo projeto gráfico, que causou impacto pela quantidade de cores utilizadas, principalmente na capa. Também foi pioneiro em fazer diagramação no computador.

No início de 2005, o Jornal Meio Norte inovou mais uma vez e aboliu as fotos de papel. Atualmente, todas as fotos usadas no jornal são digitais, para isso a empresa adquiriu máquinas novas para os repórteres fotográficos.

Em 2006, seguindo as tendências principais jornais impressos brasileiro, o Jornal Meio Norte passa a ser disponibilizado na internet para visualização e download.[5]

Cadernos[editar | editar código-fonte]

O Jornal Meio Norte circula diariamente com os três cadernos principais. O primeiro caderno, nomeado de “A”, com uma página de opinião (A2), duas de política (A3 e A4), uma de polícia (A5), uma dedicada aos assuntos nacionais (A6), uma relacionada a matérias internacionais (A7), uma página para últimas notícias (A8) e duas para esporte (A9 e A10), sendo que esta última muitas vezes é ocupada na íntegra por anúncios publicitários.

O segundo caderno do jornal corresponde a Cidades; chamado também de “B”. Neste caderno, há normalmente quatro páginas dedicadas a assuntos relacionados aos acontecimentos da cidade (B1, B2, B3 e B8). A página B4 é destinada a educação, B5 a bairros, B6 a economia e B7 a municípios. Essa ordem não é cumprida na segunda-feira, dia em que o número de páginas do jornal é reduzido.

O terceiro caderno é o Alternativo, “C”, com quatro páginas. Apenas na segunda-feira o caderno Alternativo, relativo a assuntos culturais, não circula. Neste dia é agrupado ao jornal o caderno de Negócios e o Esportes. O jornal conta também com suplementos, como o For Teens, dedicado para adolescentes todas as quintas-feiras; Clube do Assinantes às sextas-feiras e aos domingos os suplementos Municípios, Notícia da TV, Infantil e ainda um caderno especial da coluna social Inside.

O jornal Meio Norte possui diariamente as colunas: Informe (A2), Opinião (A4), Painel (A6), Cláudio Humberto (A8), Papo do Bogéa (A9), Minuta (B9), Sua Cidade (B7), Inside (C4). Aos sábados são incluídas as colunas Gospel (B3) e Padre Marcelo Rossi (C2). Aos domingos, o caderno C ganha mais páginas e colunas como Estante de Livros (C2), Up Moda (C5), Coluna do Aquiles (C6), de Tudo de Bom (C7) e Tudo Mais (C8).

Referências

  1. a b c Antonio Carlos Santomauro. Conexão Nordeste. portaldacomunicacao.uol.com.br. Página visitada em 25 de Julho de 2010.
  2. UOL Jornais. noticias.uol.com.br. Página visitada em 25 de Julho de 2010.
  3. Prêmio Piauí de Inclusão homenageia Legislativo. ged.al.pi.gov.br. Página visitada em 25 de Julho de 2010.
  4. Pouco tempo de muita história. meionorte.com. Página visitada em 25 de Julho de 2010.
  5. Jornal Meio Norte agora disponível na Internet. meionorte.com. Página visitada em 26 de Julho de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]



Ligações externas[editar | editar código-fonte]